sábado, 14 de abril de 2018

CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM: REALIDADE CONSOLIDADA!

BOA TARDE AMIGOS E AMIGAS DA ENFERMAGEM!!!
Tudo bem com vocês????👌👌

Nosso tema de hoje é bem empolgante para toda classe de enfermagem, em especial, para os enfermeiros, algo que até então era bastante discutido entre nós mesmos e outras classes de saúde, a respeito dos CONSULTÓRIOS DE ENFERMAGEM. Como todos nós sabemos, diversas profissões da saúde, possuem conhecimento científico para a realização de suas atividades em consultorias, e com a enfermagem não poderia ser diferente.

O conselho federal de enfermagem, no dia 20/02/2018, publicou no diário oficial da união, a Resolução nº.0568/2018 que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem em todo o Brasil. Para ler a resolução na íntegra, Clique Aqui. Para resumir toda a história, o profissional de enfermagem de nível superior, através desta resolução, fica legalizado para montar clínicas e consultórios de enfermagem.
Realmente é um verdadeiro TABU ainda para leigos, pois, como todos nós sabemos, os leigos não possuem conhecimento da real função de um enfermeiro. Eles acreditam que o enfermeiro é ainda um profissional subordinado a médicos e outras entidades da saúde, e que não somos capazes de agir por conta própria. É triste saber dessa realidade ainda, já que hoje em dia, o enfermeiro além de se formar numa instituição pública ou privada (no minimo 04/05 anos), ainda fazer residência ou pós-graduação (em média 02 anos), mestrado e doutorado (08/09 anos), enfim, passar por isso tudo, e ainda assim, ser menosprezado por leigos e até mesmo pelos colegas de trabalho.
Os enfermeiros hoje, com todo conhecimento técnico-científico, é capaz de se responsabilizar pelo atendimento realizado por ele e pela equipe de enfermagem a ele subordinada. Dentro dos consultórios de enfermagem, este enfermeiro, iria realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos paciente e juntamente com isso, o processo de enfermagem iria ser preconizado. 
A pergunta agora é: COMO O ENFERMEIRO IRÁ TRABALHAR EM CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM E O QUE ELE PODERÁ REALIZAR DENTRO DESSE AMBIENTE?
Respondendo a essa pergunta, vamos direto ao assunto! Irei dizer em tópicos as funções do enfermeiro dentro do consultório de enfermagem (na minha perspectiva), ou seja, eu vou dizer aqui o que eu faria se eu quisesse montar um consultório futuramente para eu atender a população que carece de cuidados especializados. Vale lembrar que, assim como eu, outros enfermeiros podem inovar e criar suas próprias técnicas de atendimento, mediante embasamento científico que comprovem tudo que fizer!

Durante meu atendimento dentro de um consultório, eu iria fazer esses itens abaixo:

•Anamnese: Iria entrevistar aquele cliente que ali se encontra, realizar perguntas referente sua vida e tudo que ele está sentindo, iria procurar a fundo, através desta entrevista, potenciais problemas a ser levantados para dar embasamento ao meu diagnóstico!
•Exame Físico: Iria realizar um exame físico bem detalhado e completo no meu cliente! Iria realizar um exame geral e logo depois o exame específico (com base nos sinais e sintomas), ou vice-versa, para obter uma análise mais apurada, através das técnicas que aprendi na faculdade: Inspeção, ausculta, percussão e palpação.
•Exames Complementares (em questão): Iria solicitar exames complementares para auxiliar no meu diagnóstico de enfermagem. Seria importante eu solicitar esses exames, pois poderia detectar alguma anormalidade patológica que não seria da minha alçada tratar, ai teria que encaminhar este cliente para um profissional médico, ou fisioterapeuta, ou nutricionista. Esses exames complementares daria uma segurança maior no meu diagnóstico, não necessariamente precisaria solicitar esses exames.
•Diagnosticar, Prognosticar e Prescrever: Com base em todos os achados que eu ira desvendar, iria chegar a uma conclusão diagnóstica de enfermagem, e através desses diagnósticos iria prescrever os cuidados necessários para o tratamento desse problema de saúde, ou que irá reabilitar a saúde, ou prevenir doenças. Esse é o momento importantíssimo da consulta de enfermagem, pois irá definir o alvo e as metas que quero alcançar enquanto enfermeiro.
•Evolução: Após o tratamento de enfermagem, eu iria evoluir esse paciente nas próximas consultas, identificando sua melhora clínica, ou identificando novos problemas de saúde que irão surgir. Essa etapa merece atenção especial dos outros profissionais de saúde, pois o enfermeiro (no caso eu) irá trabalhar em conjunto com outras especialidades, caso seja detectados novos problemas que não compete ao enfermeiro tratar.

Dentre os procedimentos que podemos realizar, além dessa consulta de enfermagem, destacamos:

• Passagem de SNG/SNE (sinfonagem e gavagem);
• Administração de medicamentos com receita (TODAS AS VIAS);
• Retirada de pontos;
• Aspiração;
• Tratamentos alternativos (Diversos);
• Acupuntura;
• Auriculoterapia;
• Banho de aspersão (caso seu consultório tenha banheira);
• Crioterapia;
• Sondagem vesical de alívio e de demora;
• Lavagem intestinal;
• Aconselhamentos nos diversos ciclos da vida;
• Tratamento de Feridas e lesões diversas;
• etc;

ENTÃO É ISSO PESSOAL, APROVEITEM A CHANCE QUE A ENFERMAGEM TEM PARA VOCÊS CRESCEREM. VAMOS INOVAR, MOSTRAR A SOCIEDADE QUE SOMOS ENFERMEIROS COM MUITO ORGULHO E QUE FAZEMOS A ENFERMAGEM COM EMBASAMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO PARA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS Á SAÚDE.

Até mais...


sexta-feira, 13 de abril de 2018

MERCADO DE TRABALHO NA ENFERMAGEM

BOA TARDE PESSOAL!!!!

Tudo bem com vocês?👀

O assunto que vou falar hoje com vocês é sobre o mercado de trabalho na enfermagem aqui no RIO DE JANEIRO, e acredito que em outros estados do Brasil também estão na mesma situação. 
Quem acompanha o blog, sabe que sou enfermeiro, me formei em dezembro de 2017 e atualmente encontro-me desempregado como muitos brasileiros por ai. Nesse dilema de arrumar emprego, percebi algumas coisas que são bem tristes e que está me desmotivando cada vez mais. As vezes, começo a pensar que não sou bom o suficiente para estar numa área de grande responsabilidade e que envolve cuidado com a VIDA.
Quero deixar bem claro aqui que não estou querendo desmotivar ninguém a exercer a enfermagem, pelo contrário, quem ama nossa profissão, deve seguir com ela e ser um excelente profissional, do contrário, aqueles que por ventura não gosta da enfermagem e que está estudando apenas porque não passou em medicina, sugiro sair logo, pois o mercado ESTÁ MUITO DIFÍCIL para quem gosta, imagina para aqueles que não gostam!
Pessoal, a nossa área está muito difícil de se arrumar um emprego, principalmente para os recém formados. Eu sou enfermeiro, fiz diversos cursos para melhorar meu currículo (Habilitação em PICC adulto e infantil, Suporte Avançado de Vida, Suporte Básico de Vida, Vacinação, Primeiros socorros, Controle do câncer,etc) e mesmo assim está muito difícil para eu ingressar no mercado, pois me falta o principal: EXPERIÊNCIA em carteira.
A maioria das vagas de emprego disponíveis destinam-se a profissionais que possuem experiência na área. Isso prejudica muito o profissional recém-formado, pois as chances de se ter o primeiro emprego para "esquentar a carteira" caem consideravelmente. Essa experiência torna-se ainda mais difícil, quando há aqueles casos de "Quem indica" que pioram ainda mais e tornam a competição injusta para muitas pessoas. A enfermagem, antigamente, era bastante tranquila em termos de trabalho, e hoje, devido ao crescente numero de faculdades e cursos técnicos formando muitos e muitos profissionais, está se tornando cada vez mais difícil iniciar a carreira.
Como estou bastante tempo dentro de casa, observo nos jornais, a falta de profissionais de saúde (Não só da enfermagem) em diversas instituições públicas, e fico pensando, com tanta gente da área da saúde desempregada, por quê não dar oportunidades para trabalhar? Vejo também, os baixos salários que algumas instituições de saúde fornecem aos profissionais, e com certeza, com essa crise e dificuldade de se arrumar um emprego, muita gente acaba se submetendo a receber pouco para trabalhar.
Com essa dificuldade, pude perceber coisas valiosas que podem fazer a diferença e que talvez possa melhorar as chances de se obter um emprego. Não sou a melhor pessoa para dissertar sobre táticas que vai ajudar a conseguir um primeiro emprego na enfermagem, mas, como estou tendo a experiência de estar desempregado e de ficar constantemente em sites de vagas de emprego, consigo reunir coisas que podem fazer a diferença durante a procura e aumentar as chances de se obter um bom emprego:

Segue abaixo as dicas em tópicos:

• PACOTE OFFICE COMPLETO (faz muita diferença o profissional que domina esse quesito)
• PÓS-GRADUAÇÃO ou RESIDÊNCIA (as chances de se obter um emprego disparam)
• CURSOS DE HABILITAÇÃO EM PROCEDIMENTOS (diferenciam o profissional)
• LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS/ESPANHOL/MANDARIM principalmente)
• CURSOS DE ATUALIZAÇÕES (mostra que o profissional está sempre se reciclando)

Todos esses itens acima, destacam o profissional de saúde e aumentam as chances dele arrumar um bom emprego. Torno a repetir, não sou a voz da razão e não estou falando que vocês não irá conseguir caso não tenha nada disso, só estou dizendo que esses cursos tornam o profissional diferenciado.

ENTÃO É ISSO NOBRES AMIGOS DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE, TIVE QUE DESABAFAR UM POUCO, PORQUE A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ NADA FÁCIL E A DICA QUE DOU É ESSA: NÃO DESISTA, NÃO PARE DE ESTUDAR, MANTENHA-SE ATUALIZADO E SE PUDER, SE QUALIFIQUE. 

Até mais........

terça-feira, 10 de abril de 2018

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL - COMO TRATAR SEM O USO DE MEDICAMENTOS

BOA TARDE AMIGOS DA SAÚDE!!!!



Tudo bem com vocês? ☺☺

HOJE, iremos falar de um assunto que acometem muitos brasileiros e acredito que muitas pessoas no mundo, é um problema de saúde comum e que na grande maioria das vezes, nós não damos tanta importância em procurar ajuda especializada para tratar esse problema, que é a famosa constipação intestinal!


De acordo com o livro de diagnósticos de enfermagem da NANDA (2015-2017), o conceito de constipação intestinal se caracteriza pela "diminuição na frequência normal de evacuação, acompanhada por eliminação difícil ou incompleta de fezes e/ou eliminação de fezes excessivamente duras e secas".

Esse problema de saúde, muitas vezes pode estar relacionado a problemas funcionais (pouca atividade física, fraqueza dos músculos abdominais, hábitos irregulares de evacuação...), problemas mecânicos (Abcesso retal, aumento da próstata, desequilíbrio eletrolítico, gravidez...), farmacológico (abuso de laxantes e outros agentes farmacológicos), fisiológicos (desidratação, dentição inadequada, hábitos alimentares inadequados...) e psicológicos (depressão, pertubação emocional, confusão mental...).  

Dentre os sinais e sintomas da CONSTIPAÇÃO, podemos observar dor á evacuação, esforço para evacuar, fezes duras e formadas, incapacidade para defecar, massa abdominal palpável, mudança no padrão intestinal, entre outros fatores. Os pacientes que possuem esses sinais e sintomas, deve procurar um profissional de saúde imediatamente para poder tratar adequadamente e usufruir da recuperação mais rápida.
                                            



COMO ESSE BLOG É DIRECIONADO ESPECIALMENTE PARA A ENFERMAGEM, COMO ESSES PROFISSIONAIS ATUAM NESSE PROBLEMA DE SAÚDE?

O enfermeiro, sendo o profissional líder da equipe de enfermagem, realiza uma consulta de enfermagem (composta por anamnese e exame físico), após isso, com os dados obtidos, é feito o diagnóstico de enfermagem (muitas vezes o paciente apresenta outras condições além da constipação que merece atenção da equipe de enfermagem), e após isso é feito do plano de metas a serem alcançadas e em seguida a prescrição dos cuidados de enfermagem, sendo acompanhada da implementação da assistência.

SOBRE A CONDUTA TERAPÊUTICA DE ENFERMAGEM, CRIEI UM MÉTODO BEM PRÁTICO QUE PODE SER ENSINADO PARA O PACIENTE E SUA FAMÍLIA, SEGUE ABAIXO:

Aumentar a ingestão de líquidos (água)
Ideal até 1.500 ml p/dia
07 hrs, 09 hrs, 12 hrs, 14hrs, 16 hrs, 18 hrs, 20 hrs, 22 hrs (Aprox 18 ml por cada hora prescrita)
Melhora da mobilidade intestinal, amolecimento das fezes e dificulta ressecamento fecal.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra (maçã com casca, ameixa, mamão)

2x á 3x por semana (mamão), 1 porção por dia (maçã e ameixa)
Diminui o tempo de exposição das fezes no trato intestinal, melhora a mobilidade intestinal e melhora a absorção de nutrientes.


Realizar exercícios regularmente (Abdominais e deambulação)


10/3 com intervalo de 2 minutos para descansar
2x ou 3x por semana
Acelera o metabolismo, quebra gorduras localizadas, transforma a gordura em ATP para as células musculares, melhora o transito intestinal e aumenta a mobilidade intestinal.
Realizar massagem terapêutica em movimento circulares no sentido do transito intestinal (sentido horário)


2x ao dia
Acelera o transito intestinal, auxilia na movimentação passiva das fezes pelo trato intestinal.
Ingerir bebidas quentes 30 minutos antes de evacuar(suco de ameixa, chá quente)


Sempre que necessário
Auxilia no processo de evacuação, facilita a eliminação das fezes e ameniza o desconforto intestinal.

Definir um horário fixo para a evacuação

18 horas, 19 horas, 20 horas, 21 horas
(Escolher um horário)
Auxilia no controle de evacuação, ajuda a regular a frequência e treina o trato intestinal.

Diminuir derivados do leite e carne e aumentar a ingestão de fibras

Até regular o trânsito intestinal
Facilitará no controle do trânsito intestinal, auxilia no aumento da mobilidade intestinal.


Essa conduta foi criada por mim, fiz uma tabela clínica que pode ser muito útil na assistência de enfermagem a todos os públicos (infantil, adulto e idoso). Claro que essa conduta pode ser alterada, dependendo das condições clínicas do paciente (capacidade mental, físico, espiritual).


ENTÃO É ISSO PESSOAL, seguindo todas as minhas orientações, acredito que possa ter uma melhora clínica bem considerável. JÁ AVISO LOGO: ESSES CUIDADOS DE ENFERMAGEM NÃO SUBSTITUEM UMA ASSISTÊNCIA COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE. PORTANTO, A CONSULTA COM ENFERMEIRO, MÉDICO OU FISIOTERAPÊUTA É MUITO IMPORTANTE PARA SE OBTER SEGURANÇA NO TRATAMENTO.


ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...