sexta-feira, 4 de maio de 2018

LÍDER OU CHEFE? QUAL É O MELHOR?

Boa tarde PROFISSIONAIS da Saúde!!!

Tudo bem com vocês?

Para nossa matéria de hoje, vou abordar um assunto que é mais voltado para os profissionais que exercem atributo de líder ou chefe dentro de uma instituição, em especial, da saúde. Em geral, dentro de uma instituição de saúde, médicos e enfermeiros exercem essa função de líder da equipe! O líder basicamente é aquele que lidera um grupo, é aquele em que o grupo tem mais empatia e se torna um ícone para seguir ou ser seguido.


É importante ressaltar aqui que o líder de saúde precisa ter conhecimentos bem profundos, não só de questões ligados a saúde humana, mas também de gestão e controle de pessoal. A enfermagem é uma ciência que estuda não só as necessidades humanas, mas também sua relação multiprofissional e interpessoal com os colegas que trabalham ao seu lado. Existe uma diferença muito grande de chefe e líder!

O CHEFE

De acordo com o dicionário Aurélio, o chefe é uma peça honrosa no terço superior do escudo, funcionário ou empregado que dirige um serviço, diretor, cabeça principal, soldado que, em cada fila, está a frente. Nos termos populares, o chefe é o profissional que coordena um grupo de pessoas ou equipe. Dentro da Enfermagem, existem enfermeiros chefes de equipe e de setores diversos dentro de um ambiente de saúde. Geralmente o chefe é o mais "odiado", pois as atitudes dele só impõe medo e desconfiança, o que pode ser prejudicial para o trabalho de direção.


O LÍDER

Ainda segundo o dicionário Aurélio, o líder é aquele que lidera determinado setor de atividade ou uma competição. É uma pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. O líder dirige um serviço. Nos termos populares, o líder tem a função de conduzir pessoas, grupos ou equipes, seja onde for. O líder trabalha junto com os seus liderados para alcançar a meta. Geralmente o defeito do líder é acabar se deixando levar pela equipe ou grupo, trazendo injustiça para certas pessoas durante um conflito em que o líder precise resolver.


MINHA OPINIÃO REFERENTE AOS DOIS!!

Acredito que todos os profissionais que exerçam a função de coordenação e direção de um ambiente hospitalar ou de qualquer outro ambiente precisa ter os dois atributos. Não basta ser unicamente chefe ou ser unicamente líder. O líder costuma ter mais influência numa equipe enquanto que o chefe costuma ter mais respeito. Portanto, determinados momentos, é importante ter essas duas qualidades. 

Particularmente falando a respeito de um enfermeiro líder/chefe de uma equipe de enfermagem, ele precisa ser atencioso, deter conhecimentos clínicos e de gestão de saúde, ter sabedoria para mediar conflitos e aprender a respeitar e educar sua equipe em saúde. O enfermeiro líder ou chefe deve conhecer e trabalhar em conjunto com sua equipe. Não basta só ficar sentado na frente da mesa, como meus colegas apelidam, de "enfermesa", mais do que isso, é preciso saber trabalhar em equipe e ter um bom diálogo com seus colegas.

Segue algumas dicas para ser um bom líder/chefe:

👍 Ter sabedoria para tomar decisões imediatas e sérias;
👍 Ter bom relacionamento interpessoal, intersetorial e multidisciplinar;
👍 Saber mediar conflitos sem beneficiar um ou outro;
👍 Procurar atender as necessidades do contratante do serviço;
👍 Evitar ser beneficiado por um serviço seu;
👍 Ouvir os questionamentos da sua equipe e fazer o que é necessário;
👍 Atender as necessidades do seu pessoal, sem afetar direta ou indiretamente o contratante;
👍 Evitar obter vantagens em cima de decisões tomadas;
👍 Ensinar sempre sua equipe, isso é FUNDAMENTAL;



REFERÊNCIA

DE GARCIA, Bianca Lessa et al. RELAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E VÍNCULOS PROFISSIONAIS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Revista de Pesquisa em Saúde, v. 18, n. 2, 2018.

Conteúdo bem prático e simples que podem ajudar vocês no dia-a-dia!!! Até a próxima!!

quinta-feira, 3 de maio de 2018

PRIMEIRO EMPREGO: COMO CONQUISTAR?

Boa tarde PROFISSIONAIS de ENFERMAGEM!!!

Tudo bem com vocês?

No nosso assunto de hoje, quero abordar uma reflexão sobre o mercado de trabalho na nossa área de atuação, que é a ENFERMAGEM. Antigamente, a uns 10/15 anos atrás, a enfermagem era uma área muito escassa de profissionais, existiam muita vaga para poucos profissionais, ou seja, era muito mais fácil conseguir obter um primeiro emprego.


Com o passar do tempo, foram abrindo muito mais cursos técnicos e muitas faculdades aderiram a graduação em enfermagem, o que teve como resultado um número cada vez mais crescente de enfermeiros e técnicos de enfermagem no mercado, e qual foi o resultado disso??

Imaginem só, antes existiam muita vaga para poucos profissionais, hoje existe muitos profissionais de enfermagem para poucas vagas. O número de vagas permaneceu o mesmo, porém o número de profissionais triplicou, o que gerou uma sobrecarga de profissionais no mercado competindo a mesma vaga.

Atualmente, existem muitos enfermeiros e técnicos de enfermagem formados, porém, poucos são os diferenciados dentro da área. Isso quer dizer que, muitas pessoas se acomodaram e permaneceram inertes: Não procuraram se especializar, não fizeram cursos de extensão, não tiveram idéias de empreendimento, ficaram apenas na formação acadêmica.

Porém, pela experiência que tive, posso afirmar 3 pontos importantes que o mercado está fazendo com os profissionais de enfermagem, até mesmo os profissionais de outras áreas:

👎 AS VAGAS DE EMPREGO SE RESTRINGE A PROFISSIONAIS COM QI ELEVADO (QUEM INDICA) :( 
👎 AS VAGAS DE EMPREGO SE RESTRINGE A PROFISSIONAIS COM PÓS-GRADUAÇÃO PARA NÍVEL SUPERIOR. PARA TÉCNICOS, AS VAGAS SE RESTRINGE A QUEM TEM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO.
👎 AS VAGAS DE EMPREGO SE RESTRINGE A PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA ANTERIOR!

PORTANTO, sabendo de tudo isso, vamos ao que interessa: SEGUE ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA AUXILIAR VOCÊS A ARRUMAR O PRIMEIRO EMPREGO:

👍NÃO PAREM DE ESTUDAR: FAÇAM CURSOS IMPORTANTES PARA INCREMENTAR SEU CURRÍCULO. NÃO PERCA TEMPO COM CURSOS QUE VOCÊ NÃO IRÁ UTILIZAR NA PRÁTICA CLÍNICA.
👍FAÇAM AMIZADES PROFISSIONAIS. NADA MELHOR DO QUE OBTER NOVOS CONTATOS QUE POSSAM TE AJUDAR A INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.
👍 APRENDAM A FAZER UM CURRÍCULO IDEAL E OBJETIVO, NÃO ENCHAM DE COISAS INÚTEIS. DÊ ENFASE NOS CURSOS QUE VOCÊ FEZ, QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL IMPORTANTE.
👍SEJA DISCRETO (A). EVITE CONTAR SUAS VITÓRIAS E CONQUISTAS PARA O MUNDO TODO.
👍 TENHA ESPÍRITO DESAFIADOR: MANDE CURRÍCULOS PARA TODOS OS LUGARES POSSÍVEIS. UM DELES IRÁ TE CHAMAR PARA ENTREVISTA! E ENQUANTO NÃO ESTÁ COM CARTEIRA ASSINADA, NÃO FIQUE PARADO: ELABORE ARTIGOS, ESTUDE, TENHA ESPÍRITO DE EMPREENDEDORISMO, FAÇA SERVIÇOS CURINGA, FAÇA CURSOS PARA TRABALHAR COMO AUTÔNOMO, CRIE IDÉIAS!
👉 ESTUDE PARA CONCURSOS PÚBLICOS! UMA ÓTIMA MANEIRA DE OBTER UM EMPREGO COM ÓTIMO SALÁRIO, E TER ESTABILIDADE! 


Pessoal, são dicas básicas para quem está iniciando na enfermagem, ou em qualquer área de atuação. O mercado está exigente, então seja diferente. Existem muitos profissionais formados, mas poucos se destacam, por serem diferentes. 

#COMPARTILHE com os seus amigos!

Curta nossa página no Facebook: Clique Aqui!
Se inscreva no canal do YouTube: Clique Aqui!
Deseja estudar para concurso público? Clique Aqui!
Comenta aqui em baixo sugestões para novos assuntos!!


terça-feira, 1 de maio de 2018

ISTs (SÍFILIS): MEDIDAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO!

Boa tarde Profissionais e demais leitores!!!

Tudo bem com vocês?

Hoje, nosso tema terá como foco ISTs (Infecção sexualmente transmissível) com enfase sobre sífilis. A doença sexualmente transmissível é um termo para descrever doenças adquiridas por meio de contato sexual com uma pessoa infectada. Essas doenças tem graves consequências para a saúde; representam ônus financeiro estimado em até 17 bilhões de dólares por ano (BRUNNER & SUDDATH, 2016).

Em geral, os clientes acometidos com sintomas de infecção sexualmente transmissível frequentemente relutam em procurar assistência médica em um momento oportuno. Dependendo do tipo de doença que estamos falando, as ISTs podem evoluir sem sintomas, e qualquer retardo no diagnóstico e no tratamento é potencialmente prejudicial, visto que o risco de complicações para o indivíduo infectado aumenta com o decorrer do tempo.

FISIOPATOLOGIA DAS ISTs:

As portas de entrada dos microrganismos que causam IST e os locais de infecção incluem a pele e o revestimento mucoso da uretra, colo do útero, vagina, reto e orofaringe. As ISTs podem ser adquiridas in útero, a partir da mãe infectada. Os sintomas são variáveis, dependendo do microrganismo infectante, e podem simular outros diagnósticos.

Vamos ao que interessa para o tema de hoje! Sabendo de tudo isso vamos falar sobre a SÍFILIS!

A sífilis é uma doença infecciosa aguda e crônica causada pela espiroqueta Treponema Pallidum. Os estágios primário, secundário e terciário refletem o intervalo de tempo entre a infecção e as manifestações clínicas observadas nesse período. Esses estágios constituem a base para as decisões de tratamento.
• A sífilis primária ocorre em 2 a 3 semanas após a inoculação inicial. Surge uma lesão indolor no local de infecção, denominada cancro, que habitualmente desaparece em 3 a 12 semanas.
• A sífilis secundária ocorre quando a disseminação hematogênica dos microrganismos a partir do cancro original leva a uma infecção generalizada. O exantema da sífilis secundária surge cerca de 2 a 8 semanas após o cancro e acomete o tronco e os membros, incluindo as palmas das mãos e a planta dos pés. Os sinais generalizados de infecção podem incluir linfadenopatia, artrite, meningite, queda dos cabelos, febre, mal-estar e perda de peso.
• A sífilis terciária é o estágio final da história natural da doença. Entre 20% e 40% dos indivíduos acometidos não apresentam sintomas. A sífilis terciária manifesta-se na forma de uma doença inflamatória lentamente progressiva, com potencial de acometer múltiplos órgãos. As manifestações mais comuns nesse nível consistem em aortite e neurossífilis, conforme evidenciado pela ocorrência de demência, psicose, paresia, acidente vascular encefálico ou meningite.


ACHADOS DIAGNÓSTICOS:

• História clínica e exame físico completo;
• Avaliações laboratoriais são importantes;
• Identificação direta do espiroqueta obtido de um cancro;
• Testes sorológicos, como testes não treponêmicos ou de reagina (VDRL), ou o teste em cartão da reagina plasmática rápida (RPR-CT); teste do anticorpo antitreponêmico fluorescente (FTA-ABS) e o teste de micro-hematoglutinação (MHA-TP);

TRATAMENTO CLÍNICO:

• Antibioticoterapia em todos os estágios da doença;
• Para sífilis inicial com menos de 1 ano de duração, o método terapêutico é a administração intramuscular em dose única da Penicilina G benzatina; Pode ser substituído pela doxiciclina se o cliente for alérgico á penicilina;
• A sífilis latente tardia ou a sífilis latente de duração desconhecida deve ser tratada com três injeções de antibiótico, a intervalo de 1 semana;

PREVENÇÃO CONTRA SÍFILIS

• Utilizar preservativos da maneira correta para formar uma barreira protetora contra a transmissão de microrganismo;
Realizar a higiene íntima antes e depois do ato sexual;
Orientar a população mais carente sobre métodos contraceptivos e auxiliar na educação sexual;
Evitar múltiplos parceiros sexuais, pois pode ser um risco muito grande de transmissão de doenças;
Reunir grupos de discussão sobre ideias para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
Procurar ajuda da equipe de saúde, sempre que necessário;
Realizar exames periódicos de saúde para monitorar o seu estado de saúde;

segunda-feira, 30 de abril de 2018

INFLUENZA: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE!

Boa noite MEU PÚBLICO!!!!

Tudo bem com vocês?

O tema de hoje é bastante comentado em todo o Brasil, e acredito que no mundo todo também esteja sendo comentado, sobre esse problema que afeta milhões de pessoas, e que todo mundo conhece pelo nome, a nossa famosa INFLUENZA. Apesar de ser uma doença "famosinha", ela possui peculiaridades que muita gente desconhece e que é facilmente prevenível, como vamos ver mais a frente! 

A influenza é uma doença viral aguda que causa epidemias mundiais a cada 2 a 3 anos e que apresenta um grau de gravidade altamente variável. O termo infecção das vias respiratórias superiores (IVRS) é usado quando o agente etiológico é o vírus influenza. (a gripe). 

O vírus dissemina-se facilmente de um hospedeiro para o outro por meio de exposição a gotículas por intermédio de tosse, espirro ou secreções nasais. O vírus é eliminado por cerca de 2 dias antes do aparecimento dos sintomas e durante a primeira parte da fase sintomática. 


A infecção prévia pelo vírus influenza não garante nenhuma proteção contra uma exposição futura. A mortalidade é, provavelmente, atribuível á pneumonia associada (pneumonia viral ou bacteriana sobreposta) e ás exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e redução da função pulmonar.


PREVENÇÃO:

• Vacinação anual contra influenza para todas as pessoas a partir de 06 meses de idade (particularmente indivíduos com alto risco de complicações da influenza, como idosos, crianças e gestantes);
• Manter o ambiente sempre aberto e arejado;
• Lavagem das mãos frequente;
• Evitar aproximar-se de pessoas com sintomas de gripe;
• Abrir janelas de ônibus, sempre que estiverem fechadas;
• Evitar transmitir perdigotos (espirrar no lenço e descarta-lo, espirrar nas mãos e lava-los, evitar espirrar em lugares públicos);
• Aumentar a ingestão de líquidos orais;
• Realizar exercícios aeróbicos de baixa intensidade para criar resistência as mudanças climáticas (natação);
• Procurar ajuda de um médico ou enfermeiro sempre que sentir necessário;

OBS: ESSAS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES PARA UMA BOA PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO A DO VÍRUS DA INFLUENZA. O QUE DEVEMOS FAZER É COMPARTILHAR ESSAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS!

Então é isso pessoal, conteúdo bem básico e fundamental para a prevenção de doenças. O livro que utilizei como referência é o manual de enfermagem médico-cirúrgico do BRUNNER & SUDDATH (2016). Então a explicação é bem atualizada e de fácil compreensão para todos, sejam profissionais ou leigos! 

Se inscreva no meu canal do YouTube --> Clique Aqui!
Quer estudar ENFERMAGEM para CONCURSO? --> Clique Aqui!
Quer saber como EMAGRECER em 21 DIAS? --> Clique Aqui!

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...