Tudo bem com vocês?
Para nossa matéria de hoje, vou abordar um assunto que é mais voltado para os profissionais que exercem atributo de líder ou chefe dentro de uma instituição, em especial, da saúde. Em geral, dentro de uma instituição de saúde, médicos e enfermeiros exercem essa função de líder da equipe! O líder basicamente é aquele que lidera um grupo, é aquele em que o grupo tem mais empatia e se torna um ícone para seguir ou ser seguido.
É importante ressaltar aqui que o líder de saúde precisa ter conhecimentos bem profundos, não só de questões ligados a saúde humana, mas também de gestão e controle de pessoal. A enfermagem é uma ciência que estuda não só as necessidades humanas, mas também sua relação multiprofissional e interpessoal com os colegas que trabalham ao seu lado. Existe uma diferença muito grande de chefe e líder!
O CHEFE
De acordo com o dicionário Aurélio, o chefe é uma peça honrosa no terço superior do escudo, funcionário ou empregado que dirige um serviço, diretor, cabeça principal, soldado que, em cada fila, está a frente. Nos termos populares, o chefe é o profissional que coordena um grupo de pessoas ou equipe. Dentro da Enfermagem, existem enfermeiros chefes de equipe e de setores diversos dentro de um ambiente de saúde. Geralmente o chefe é o mais "odiado", pois as atitudes dele só impõe medo e desconfiança, o que pode ser prejudicial para o trabalho de direção.
O LÍDER
Ainda segundo o dicionário Aurélio, o líder é aquele que lidera determinado setor de atividade ou uma competição. É uma pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. O líder dirige um serviço. Nos termos populares, o líder tem a função de conduzir pessoas, grupos ou equipes, seja onde for. O líder trabalha junto com os seus liderados para alcançar a meta. Geralmente o defeito do líder é acabar se deixando levar pela equipe ou grupo, trazendo injustiça para certas pessoas durante um conflito em que o líder precise resolver.
MINHA OPINIÃO REFERENTE AOS DOIS!!
Acredito que todos os profissionais que exerçam a função de coordenação e direção de um ambiente hospitalar ou de qualquer outro ambiente precisa ter os dois atributos. Não basta ser unicamente chefe ou ser unicamente líder. O líder costuma ter mais influência numa equipe enquanto que o chefe costuma ter mais respeito. Portanto, determinados momentos, é importante ter essas duas qualidades.
Particularmente falando a respeito de um enfermeiro líder/chefe de uma equipe de enfermagem, ele precisa ser atencioso, deter conhecimentos clínicos e de gestão de saúde, ter sabedoria para mediar conflitos e aprender a respeitar e educar sua equipe em saúde. O enfermeiro líder ou chefe deve conhecer e trabalhar em conjunto com sua equipe. Não basta só ficar sentado na frente da mesa, como meus colegas apelidam, de "enfermesa", mais do que isso, é preciso saber trabalhar em equipe e ter um bom diálogo com seus colegas.
Segue algumas dicas para ser um bom líder/chefe:
👍 Ter sabedoria para tomar decisões imediatas e sérias;
👍 Ter bom relacionamento interpessoal, intersetorial e multidisciplinar;
👍 Saber mediar conflitos sem beneficiar um ou outro;
👍 Procurar atender as necessidades do contratante do serviço;
👍 Evitar ser beneficiado por um serviço seu;
👍 Ouvir os questionamentos da sua equipe e fazer o que é necessário;
👍 Atender as necessidades do seu pessoal, sem afetar direta ou indiretamente o contratante;
👍 Evitar obter vantagens em cima de decisões tomadas;
👍 Ensinar sempre sua equipe, isso é FUNDAMENTAL;
REFERÊNCIA
DE GARCIA, Bianca Lessa et al. RELAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E VÍNCULOS PROFISSIONAIS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Revista de Pesquisa em Saúde, v. 18, n. 2, 2018.
Conteúdo bem prático e simples que podem ajudar vocês no dia-a-dia!!! Até a próxima!!