sexta-feira, 24 de novembro de 2017

DICAS SIMPLES PARA CUIDAR DE UM IDOSO!



BOOA TARDE MEUS CAROS COLEGAS, TUDO BEM COM VOCÊS?


Então, sem mais delongas, decidi colocar este assunto em pauta, pois vejo que muita gente as vezes chega para falar comigo sobre como cuidar de um idoso, ou que tem um idoso dentro de casa e que ele não está se alimentando direito, ou então conhece um idoso que não se cuida direito, enfim, diversas coisas que me perguntam e eu decidi responde-las no meu blog para que assim fique uma resposta mais completa sobre o assunto ok?
Antes de mais nada, gostaria já de falar uma coisa bem obvia que é a diferença metabólica que existe entre um adulto de aproximadamente 20-40 anos e um idoso de 65 anos ou mais. Um adulto, normalmente tem suas funções fisiológicas operantes, sem atraso na maioria das vezes de nenhuma função vital e com total autonomia nos afazeres diários. Obviamente este adulto se alimenta mais, tem uma vida social mais ativa, compreende mais o que estar na sua volta, mantém a higiene corporal em dia e consegue concluir todas suas atividades no dia.

Já a pessoa idosa, isso não acontece dessa forma. O metabolismo se torna mais lento, as funções vitais começam a decair com o tempo, a alimentação se torna mais dificultosa pois o idoso começará a apresentar dificuldades para deglutir, arcada dentária irá se enfraquecer com o tempo, o processo digestivo se torna mais lento, etc. A higiene, na maioria dos idosos, passam a ser menos frequentes, sendo muitas vezes por conta do fato do idoso se esquecer (comum), ou então por conta de uma patologia ( Alzheimer, Parkinson, AVCH ou AVCI, etc). A vida social do idoso é bem menos frequente por conta da dificuldade de se locomover, ou então condições incapacitantes do corpo do idoso (dor, doenças crônicas, doenças agudas, etc) e a compreensão de tempo e espaço algumas vezes podem estar afetadas pelos motivos citados acima entre outros citados na imagem a seguir.

Sabendo desses fatores, ficará mais fácil de compreender todo o processo do cuidado ao idoso, seja ele enfermo ou saudável. Cabe ressaltar aqui que a ENFERMAGEM como ciência, busca melhorar a qualidade de vida das pessoas através do cuidado ao ser humano, de forma holística, mantendo uma atenção integral. Não posso me aprofundar neste blog, pois sei que existem leigos que estão lendo aqui, porém posso oferecer dicas para um melhor cuidado ao idoso.


Para os estudantes de enfermagem, esta imagem acima é bem importante no contexto de atenção a saúde do idoso. É a famosa teoria de Madeleine Leininger (Traduzida para o português). Esta teoria mostra os focos de atenção no cuidado em saúde, onde nossa majestosa enfermagem tem autonomia e ciência de tudo que acontece não só com o paciente, mas também o que está a sua volta. Procurem pesquisar mais sobre essa teoria magnífica que até hoje utilizamos como enfermeiros para cuidar.

Voltando ao assunto dos idosos, tanto para leigos como para acadêmicos de enfermagem (seja nos cursos técnicos ou na graduação), vou listar aqui, alguns cuidados cruciais para manter uma melhor qualidade de vida aos idosos e aos seus familiares, talvez assim fique mais fácil a compreensão. Lembrando que ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM só pode ser confiável se for idealizado por um ENFERMEIRO ou EQUIPE DE ENFERMAGEM, tendo como supervisor o ENFERMEIRO.

1º- Procure levar os idosos ao serviço de saúde


Dica fundamental, pois os idosos irão ser monitorados por um exército de profissionais capacitados para promover a saúde deles. É imprescindível o idoso ir ao GERIATRA para observar sua condição clínica e manter tudo conforme a necessidade da pessoa idosa. O médico GERIATRA é capacitado a diagnosticar patologias da população idosa, prescrever o tratamento necessário para curar a patologia ou ofertar medidas terapêuticas paliativas ao idoso com uma patologia incurável ou estado terminal.

Outro profissional fundamental é claro, é o ENFERMEIRO GERONTOLOGISTA. Este profissional de saúde visa manter ou melhorar a qualidade de vida da população idosa, promovendo a saúde e prevenindo as doenças. Este profissional irá monitorar continuamente o estado de saúde da pessoa idosa, aprazar os medicamentos prescritos (determinar os horários para administração de medicamentos), prescrever os CUIDADOS necessários e supervisionar a equipe de enfermagem.

2º- Monitore enquanto familiar, as atividades rotineiras do idoso


Não basta simplesmente leva-lo ao serviço de saúde. A promoção da saúde se dar também pela inserção dos familiares no cuidado a pessoa idosa. Procure monitorar o que o seu parente "velhinho" está fazendo, oriente ao idoso mais teimoso que não se deve fazer tal atividade (Subir escadas muito altas, correr, andar em piso molhado, subir em telhado, mexer em serviços perigosos) pois entendo muito bem a conduta dos idosos teimosos. Procure incentiva-los a realizar atividades mais simples, porem dando a oportunidade deles de realizarem sozinhos, como banho, alimentação, atividades lúdicas, etc.

3º- Auxilie o idoso na alimentação, na higiene, na medicação e na deambulação (andar)



Essa dica é mais do que obvia e uma das mais importantes! Auxiliar o idoso nessas atividades é sem duvida o ápice do cuidado. Estas atividades promovem a saúde do idoso, melhoram a qualidade de vida, melhora o afeto entre o idoso e seus parentes e promovem ao idoso um sentimento de segurança e conforto para com seus familiares. Os idosos que são saudáveis ou que possuem uma condição limitante (não quis dizer incapacitantes, mas limitante), deixem que o idoso realize as atividades de banho e alimentação sozinhos. Estimulem ele a ser independente nesses dois fatores, porem monitorem nessas atividades, que muitas vezes, se não prestar atenção, o idoso pode se acidentar.

4º- Mantenha o telefone próximo ao idoso sempre


É um cuidado que muitas pessoas se esquecem, mas que o ENFERMEIRO e a sua EQUIPE deve se atentar bastante e orientar aos familiares. Mantenha o telefone e os números de emergência próximo ao idoso, pois nunca se sabe quando ele vai precisar. O telefone precisa ser de fácil acesso e de fácil manuseio para que o idoso possa telefonar sempre que necessário. Os números de emergência precisam estar legíveis e com a CAIXA ALTA ativada, para que o idoso possa enxergar os números e o serviço correspondente ao número.

5º- Oferecer apoio emocional e espiritual ao idoso


Essa dica é fundamental para o idoso nos dias de hoje. Sabe-se que quanto mais ficamos velhos, mais iremos nos apegar a valores sociais e espirituais e deixaremos de lado os valores materiais que tanto nos surpreendem enquanto jovens adultos. Os idosos necessita bastante de apoio emocional e espiritual dentro do contexto de vida dele. É importante o idoso realizar as atividades lúdicas como jardinagem, caminhada, olhar o por do sol com seus familiares, pois irá promover uma melhora da saúde espiritual. Leva-lo a igrejas ou centros para rezas e orações faz parte da promoção da saúde da pessoa idosa.

Enfim pessoal, poderia falar muito muito mais dicas, tive que parar por aqui pois se não eu não iria terminar de escrever meu blog!! É importante a atenção a saúde do idoso, leva-lo para passear, auxiliar nas atividades rotineiras, diferenciar as datas de atividades lúdicas, isso tudo e muito mais promovem uma melhora da qualidade de vida deles. É muito mais importante ouvir o que eles tem a dizer do que simplesmente ignorarmos os desejos deles. Eles são como nós, jovens adultos, apenas tem o metabolismo mais lento e necessita de maior atenção!! RESPEITE O IDOSO!!! ESTUDE mais sobre como cuidar deles, pois além de crescer enquanto profissional e pessoa, irá auxiliar também a passar em CONCURSOS PÚBLICOS!!



Deseja passar em concursos públicos e precisa de material para estudo? Clique Aqui!




quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TCC NA ENFERMAGEM: DICAS PARA O SUCESSO!

Bom dia meus caros colegas de ENFERMAGEM e outras áreas da saúde!!!

Tudo bem com vocês??

Hoje, vou falar aqui sobre um tema que é o terror para muitos acadêmicos de todas as profissões que exigem a realização desta obra de arte (digo isso porque realmente é uma verdadeira obra de arte) que é a realização do MONSTRUOSO e GIGANTESCO trabalho de conclusão de curso, vulgo TCC. E para começar falando aqui gostaria de deixar uma imagem para que vocês possam refletir nessa manhã de quinta feira!


Essa imagem reflete muito no nosso assunto de hoje. Realmente, um dos principais sentimentos que todos os estudantes (em especial os da área da saúde) deve ter é a MOTIVAÇÃO. Se sentir motivado representa olhar em direção ao horizonte e tentar caminhar com seus próprios passos, afim de alcançar seus objetivos. E um dos objetivos de um formando ou acadêmico é concluir sua faculdade ou curso técnico. 

E para a conclusão do curso, algumas profissões e instituições de ensino exigem do estudante a realização deste trabalho, que para muitas pessoas, representa a TORTURA, o CANSAÇO, a TRISTEZA, o ESGOTAMENTO FINAL, enfim, representa muitos outros sentimentos ruins que não a MOTIVAÇÃO.

Então, sem mais delongas, gostaria de oferecer algumas dicas de como realizar seu TCC de forma prática e rápida, sem se preocupar com esses sentimentos ruins que o próprio TCC leva consigo, devido a sua reputação não muito boa entre os estudantes e até mesmo os professores, principalmente aqueles mais carrascos que acabam desmotivando a muitos alunos.


Então, vamos as dicas!!!!

A primeira dica que dou para vocês é simplesmente a principal delas: LER!!


Galera, leitura é muito importante para poder adquirir maiores informações sobre seu tema de pesquisa. O que eu reparei na época em que fiz meu TCC é que muita gente (inclusive eu) procurava pesquisar apenas no ano em que começaria a realizar o trabalho de conclusão de curso, e perdia-se muito tempo pesquisando em cima da hora. A leitura do assunto precocemente é fundamental para um bom andamento do seu trabalho durante o ano de realização do mesmo.


Pesquise em livros, revistas, sites científicos, artigos científicos entre outros. Hoje em dia existem milhões de recursos e plataformas para auxiliar nas pesquisas que vocês forem realizar. É muito importante também conversar com seus professores a respeito do assunto que vocês queiram pesquisar, pois a opinião deles é essencial para o sucesso do TCC.

Outra dica agora que vou passar para vocês é NÃO SE PREOCUPAR COM O TÍTULO DO SEU TCC no início da realização dele, pois além de você mudar direto (acontece com muita frequência), vocês estaria bem preso ao objetivo, o que poderá acarretar na dificuldade de realizar seu TCC de forma rápida e eficaz. O título geralmente é uma das ULTIMAS coisas que vocês irão fazer, pois é imprescindível a realização quase completa dele para colocar o TÍTULO OFICIAL.

Trabalho de Conclusão de Curso, posso falar aqui que não é difícil, e sim TRABALHOSO, exige muito tempo de leitura, muito tempo de estudo e compreensão do tema que forem escolher, para que o trabalho tenha algum sentido posteriormente, quando forem apresentar em BANCA. Por falar EM BANCA, algumas instituições de ensino exigem que sejam feitas apresentações em banca, como é o meu caso, outras exigem apenas a entrega do trabalho na data correta.

O TCC realmente causa uma reviravolta na nossa cabeça, pois exige muito do aluno. Não é difícil, como falei, mas é algo que vai tomar muito tempo, inclusive até tempo de descanso, vai dormir menos provavelmente, trabalhar no assunto mais tempo, curtir menos (eu disse curtir menos, não parar de curtir), e desempenhar suas atividades de lazer por muito menos tempo.

Uma dica que é crucial para o seu TCC é a escolha das áreas que você deseja desempenhar um trabalho profundo. Na enfermagem, por exemplo, posso listar algumas áreas que é muito boa para fazer o TCC com mais tranquilidade, pois existem muitos artigos científicos a respeito e existe muito mais estudos nessas áreas. 

Essa dica é fundamental, pois se por um acaso você escolher uma área onde existem poucos artigos científicos a respeito, pode ficar muito difícil de fato de você realizar seu trabalho. Uma dica que se enquadra nesse quesito da escolha do assunto é gostar desse assunto. Não adianta você gostar de PEDIATRIA e falar no seu TCC sobre GERIATRIA, pois são áreas totalmente distintas, com suas peculiaridades e diferenças bem marcantes. Além de que, você fazendo seu trabalho sobre uma área que não goste, irá causar um tédio muito grande e uma maior resistência para fazer o TCC.

Meu professor, na época que iniciei meu TCC me falou para eu escolher um assunto que irá me acrescentar em alguma coisa lá na frente enquanto profissional, e que eu deveria gostar desse assunto, porque caso eu não goste, eu iria ficar 1 ano inteiro elaborando algo que iria me trazer apenas pertubação e não satisfação. Então essa dica é fundamental para o bom desempenho do seu TCC.

Conforme falei anteriormente, vou listar os principais assuntos onde existem bastante artigos científicos dentro da ENFERMAGEM para auxiliar na elaboração do seu TCC:

* PEDIATRIA
* ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
* OBSTETRÍCIA (PARTO NORMAL, ALEITAMENTO MATERNO)
* CUIDADOS PALIATIVOS
* TERAPIA INTENSIVA 
* HUMANIZAÇÃO EM ENFERMAGEM
* DESVALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO
* NEONATOLOGIA
* EMERGÊNCIA CARDIOLÓGICA

Enfim, existem muito mais assuntos além desses, eu citei eles pois eu vi de perto todos esses assuntos e meus colegas escolheram alguns deles, inclusive eu escolhi (mostrarei a imagem do meu TCC no final da matéria), são assuntos que existem uma gama de artigos científicos, uma boa fundamentação teórica (o que é muito bom para seu TCC) e uma maior aceitação dos orientadores para sua pesquisa.

Uma dica também mega importante que com certeza vai auxiliar muitos estudantes durante a realização do TCC e que, apesar de simples, faz uma diferença muito grande é saber que SEUS ORIENTADORES IRÃO TE REPROVAR EM ALGUM MOMENTO, e mandar você concertar, as vezes até mudar seu assunto, por ser polêmico e muito mais trabalhoso que o normal.
É muito comum orientadores de trabalho de conclusão de curso reprovar seu manuscrito em algum momento, pois faz parte para nosso crescimento no TCC. Eu me decepcionava bastante com meu orientador porque quase todas as aulas de orientação ele sempre me reprovava em algo. E eu não percebia nem entendia direito o porque ele me reprovava tanto, até pensei que ele tivesse algum problema pessoal comigo, o que não é verdade. Ele me fez isso porque eu precisava amadurecer meu trabalho, e como me empenhei bastante, eu terminei meu TCC com quase 4 meses de antecedência da data da entrega.

Galera, se eu me estender aqui no assunto, iria demorar muito para terminar essa matéria, porem eu terminarei essa matéria dizendo que a MOTIVAÇÃO de realizar um trabalho é muito importante para o bom desempenho desta obra. Dissertar sobre um assunto que você gosta irá dar mais ânimo e satisfação na hora que realizar este trabalho. Vale apena vocês pesquisarem bem os assuntos antes da época de realização do seu TCC, para que a margem de sucesso aumente!

Conforme foi falado anteriormente, vou deixar aqui para vocês a foto do meu TCC, que com muito esforço, dedicação, motivação (meus pais e minha namorada me ajudaram muito nesse quesito) e em primeiro lugar DEUS, foram essencial para o bom desempenho do meu trabalho, que antes era chamado de projeto, e hoje é chamado de TCC.

O título do meu trabalho foi "O CONHECIMENTO CLÍNICO DE CIENTÍFICO DA ENFERMAGEM ACERCA DA TERAPIA PALIATIVA AO PACIENTE COM NEOPLASIA MALÍGNA EM FASE TERMINAL". Não fazem ideia de quantas vezes eu mudei o título do meu trabalho, tudo para ficar em perfeito estado. Guardo essa imagem como um troféu de acadêmico, nunca vou me esquecer do que aprendi sobre esse assunto e sobre meu orientador, que pra mim foi essencial para minha formação de ENFERMEIRO.

Quer saber mais sobre como realizar o TCC? Clique Aqui e saiba como!
Quer se aprofundar e fazer seu TCC em menos tempo como eu? Clique aqui para adquirir o curso!
Quer um auxilio no TCC exclusivo? Clique aqui e adquira o seu curso!


terça-feira, 21 de novembro de 2017

REMISSÃO COMPLETA DA LEUCEMIA, TEM CURA AGORA?

Boa noite pessoal, tudo bem com vocês?


Então galera, como vocês viram no título, recebemos uma notícia diretamente do siet do G1 da globo sobre um tema muito complexo de se falar, que é a LEUCEMIA. Esta doença é fatal, que pode levar a morte de muitas pessoas em pouco tempo, se não tratada devidamente. Porém, algo inusitado e bem legal aconteceu e que foi postada a notícia no dia de hoje, 21/11/2017, a respeito da terapia genética.



Mas antes de falar sobre esta notícia, vamos falar sobre o que é a doença. A leucemia é a proliferação neoplásica (proliferação de células cancerígenas) de um tipo celular específico (granulócitos, monócitos, linfócitos ou raramente eritrócitos e magacariócitos). As leucemias são comumente classificadas, de acordo com a linhagem de células-tronco envolvida em leucemias linfoides (que se refere as células tronco que produzem linfócitos) ou mielóides (que se referem as células-tronco que produzem células sanguíneas não linfóides). A leucemia é classificada também em em aguda ou crônica. Sua causa ainda permanece desconhecida. Há algumas evidências de que a INFLUÊNCIA GENÉTICA e a PATOGENIA VIRAL possam estar envolvidas.


Então, conforme fora dito, resumindo para leigos: A leucemia é uma doença que se restringe as células sanguíneas que são produzidas com defeito e se proliferam sem parar. Porém, de acordo com o G1, um estudo publicado na "Natural Medicine" mostrou que, pacientes com leucemia resistente a tratamentos (inclusive aquelas que já passaram por terapias genéticas mais recentes), podem tentar um outro tipo de tratamento utilizando a terapia genética. Com este estudo, a remissão completa com a nova terapia foi atingida em 73% dos casos.

Ficou supreso né? HAHAHAHAHA 


Realmente, é evidente que esta forma terapêutica tem grandes chances de se tornar um tratamento convencional para o câncer. Apesar de parecer simples, os cientistas estão dia e noite estudando os tumores para desvendar a cura e acabar de vez com esse mal que aflige muitas pessoas, em todo seu aspecto biopsicosociocultural. 

É importante aqui salientar que o paciente com Leucemia é um paciente frágil, que exige cuidados específicos, onde o diagnóstico de enfermagem se difere em todos os pacientes. Não tem como cuidar da mesma forma de dois pacientes com a mesma patologia. As necessidades humanas de um pode se diferenciar das necessidades humanas de outros, daí surge o raciocínio do ENFERMEIRO e de sua EQUIPE DE ENFERMAGEM para cuidar deles, sem qualquer discriminação de raça ou religião.

Esta técnica genética funciona da seguinte forma: 1- As células de defesa são tiradas do paciente com leucemia. 2- Elas são modificadas geneticamente em laboratório para aprender a reconhecer o tumor. 3- As nossas estruturas são injetadas novamente no organismo. 4- E espera-se que o corpo reconheça as células cancerígenas para destrui-las.


É uma técnica que melhora a qualidade de vida das pessoas, uma vez que não se constitui como uma técnica agressiva, ela irá "fortalecer" o sistema imunológico e auxiliar a destruir as células ruins. Vale apena lembrar que a administração de todo processo terapêutico e da recuperação da saúde desse paciente é obra do enfermeiro, devendo este profissional participar de todo o processo clínico e científico que norteia a saúde. Este tema de neoplasias caem bastante em concursos públicos, principalmente os federais, como INCA por exemplo.


Então é isso galera da saúde, até a próxima!!!

Para saber mais sobre esse tema, Clique Aqui!
Quer saber como estudar para concursos em enfermagem? Clique Aqui!
Quer aprender a fazer TCC de forma rápida e fácil? Clique Aqui!




ENFERMEIRO PODE PRESCREVER MEDICAMENTOS??

Bom dia meus amigos enfermeiros e técnicos de enfermagem!!!

Tudo bem com vocês???

Hoje, por força da emoção, vim esclarecer algo que, tem uns meses que foi alvo de polêmicas entre diversos conselhos de profissões, entre elas, o conselho federal de enfermagem (COFEN), o conselho federal de medicina (CFM) e o conselho federal de farmácia (FF) que foi sobre a prescrição de medicamentos por enfermeiros.


Como todos nós (estudantes, técnicos de enfermagem e enfermeiros) sabemos, o profissional de enfermagem, ou melhor, o enfermeiro, é um profissional imprescindível no cuidado ao doente. Fato é que, este profissional de saúde fez no mínimo, 04 ou 05 anos de graduação, enfrentou depois disso pós graduação ou residência, fez mestrado e doutorado, e mesmo assim, muitas profissões ainda subestimam a capacidade de raciocínio clínico desse enfermeiro.

O que eu quero dizer com isso? Simples, até hoje vemos médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas (as vezes) tratando o enfermeiro como se de alguma maneira fosse menor, em termos de conhecimento e sabedoria, o que não é verdade. Nós, como profissionais de saúde, devemos nos tratar de igual para igual, pois ninguém sabe mais do que o outro, o Médico não sabe mais que o Enfermeiro, ou vice-versa.


Sendo o enfermeiro, profissional de nível superior, estudou desde anatomia, biologia, microbiologia, patologia, fisiologia,farmacologia, até as matérias específicas de enfermagem (semiologia e semiotécnica, fundamentos de enfermagem, clinica médica, centro cirúrgico, terapia intensiva, etc) este profissional está, por lei, respaldado quanto as prescrições de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde ou conforme os protocolos institucionais. 

O COFEN, lançou uma nota repudiando a ação dos outros conselhos, pois alega ser função privativa do enfermeiro, como membro da equipe de saúde, a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos. Cabe ressaltar que, em nenhum momento, infligimos a lei, pois nós não estamos simplesmente prescrevendo medicamentos como fazem os médicos, e sim, prescrevendo como se faz na enfermagem, mediante protocolos, manuais entre outros para promover além da cura de doenças de notificação compulsória, promove também uma maior segurança ao paciente.
O enfermeiro precisa entender também que, por mais que ele possa realizar a prescrição de medicamentos, o mesmo não pode se restringir apenas a realizar esse trabalho, mas também tomar como prioridade o diagnóstico de enfermagem e a prescrição de CUIDADOS, que é o primordial e é a maior importância que o profissional enfermeiro deveria dar.

Os cuidados ao paciente são fundamentais para a promoção, proteção e recuperação da sua saúde. Fato é que, a prescrição de medicamentos pelo enfermeiro agiliza o processo de cura das doenças e manutenção da saúde, além de abranger um publico maior, já que nem os médicos estão conseguindo dar conta, tamanho a demanda.


Não quero dizer aqui que o médico não seja importante, pois todos nós sabemos que o médico é sim fundamental para a saúde do paciente, pois ele é o verdadeiro autor da cura das doenças, do seu diagnóstico nosológico e responsável pelos procedimentos médicos realizados no paciente. O enfermeiro, enquanto profissional de nível superior, tem total autonomia no cuidado ao doente, pois nós somos verdadeiros profissionais do cuidado. Essa arte de cuidar está conosco, muito mais do que qualquer outro profissional da saúde.

Por fim, gostaria de declarar aqui que o enfermeiro tem sim competência e conhecimentos clínicos suficientes para realizar a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos, e que TODOS OS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR possuem o mesmo nível de conhecimento, o que difere são os focos de estudo, já que um foca mais no cuidado (enfermeiro), outro foca mais na reabilitação(fisioterapeuta), outro foca mais na cura das doenças (médico), outro foca mais na promoção da saúde por meio da nutrição (nutricionista) entre outros.

Para saber mais da nota do COFEN, confira Clicando aqui!
Para saber mais sobre a prescrição de medicamentos pelo enfermeiro, CLIQUE AQUI!
Quer saber como estudar para concurso público? Então Clique Aqui e confira!
Dúvidas sobre como fazer seu TCC? Clique Aqui para entender!

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...