sexta-feira, 13 de abril de 2018

MERCADO DE TRABALHO NA ENFERMAGEM

BOA TARDE PESSOAL!!!!

Tudo bem com vocês?👀

O assunto que vou falar hoje com vocês é sobre o mercado de trabalho na enfermagem aqui no RIO DE JANEIRO, e acredito que em outros estados do Brasil também estão na mesma situação. 
Quem acompanha o blog, sabe que sou enfermeiro, me formei em dezembro de 2017 e atualmente encontro-me desempregado como muitos brasileiros por ai. Nesse dilema de arrumar emprego, percebi algumas coisas que são bem tristes e que está me desmotivando cada vez mais. As vezes, começo a pensar que não sou bom o suficiente para estar numa área de grande responsabilidade e que envolve cuidado com a VIDA.
Quero deixar bem claro aqui que não estou querendo desmotivar ninguém a exercer a enfermagem, pelo contrário, quem ama nossa profissão, deve seguir com ela e ser um excelente profissional, do contrário, aqueles que por ventura não gosta da enfermagem e que está estudando apenas porque não passou em medicina, sugiro sair logo, pois o mercado ESTÁ MUITO DIFÍCIL para quem gosta, imagina para aqueles que não gostam!
Pessoal, a nossa área está muito difícil de se arrumar um emprego, principalmente para os recém formados. Eu sou enfermeiro, fiz diversos cursos para melhorar meu currículo (Habilitação em PICC adulto e infantil, Suporte Avançado de Vida, Suporte Básico de Vida, Vacinação, Primeiros socorros, Controle do câncer,etc) e mesmo assim está muito difícil para eu ingressar no mercado, pois me falta o principal: EXPERIÊNCIA em carteira.
A maioria das vagas de emprego disponíveis destinam-se a profissionais que possuem experiência na área. Isso prejudica muito o profissional recém-formado, pois as chances de se ter o primeiro emprego para "esquentar a carteira" caem consideravelmente. Essa experiência torna-se ainda mais difícil, quando há aqueles casos de "Quem indica" que pioram ainda mais e tornam a competição injusta para muitas pessoas. A enfermagem, antigamente, era bastante tranquila em termos de trabalho, e hoje, devido ao crescente numero de faculdades e cursos técnicos formando muitos e muitos profissionais, está se tornando cada vez mais difícil iniciar a carreira.
Como estou bastante tempo dentro de casa, observo nos jornais, a falta de profissionais de saúde (Não só da enfermagem) em diversas instituições públicas, e fico pensando, com tanta gente da área da saúde desempregada, por quê não dar oportunidades para trabalhar? Vejo também, os baixos salários que algumas instituições de saúde fornecem aos profissionais, e com certeza, com essa crise e dificuldade de se arrumar um emprego, muita gente acaba se submetendo a receber pouco para trabalhar.
Com essa dificuldade, pude perceber coisas valiosas que podem fazer a diferença e que talvez possa melhorar as chances de se obter um emprego. Não sou a melhor pessoa para dissertar sobre táticas que vai ajudar a conseguir um primeiro emprego na enfermagem, mas, como estou tendo a experiência de estar desempregado e de ficar constantemente em sites de vagas de emprego, consigo reunir coisas que podem fazer a diferença durante a procura e aumentar as chances de se obter um bom emprego:

Segue abaixo as dicas em tópicos:

• PACOTE OFFICE COMPLETO (faz muita diferença o profissional que domina esse quesito)
• PÓS-GRADUAÇÃO ou RESIDÊNCIA (as chances de se obter um emprego disparam)
• CURSOS DE HABILITAÇÃO EM PROCEDIMENTOS (diferenciam o profissional)
• LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS/ESPANHOL/MANDARIM principalmente)
• CURSOS DE ATUALIZAÇÕES (mostra que o profissional está sempre se reciclando)

Todos esses itens acima, destacam o profissional de saúde e aumentam as chances dele arrumar um bom emprego. Torno a repetir, não sou a voz da razão e não estou falando que vocês não irá conseguir caso não tenha nada disso, só estou dizendo que esses cursos tornam o profissional diferenciado.

ENTÃO É ISSO NOBRES AMIGOS DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE, TIVE QUE DESABAFAR UM POUCO, PORQUE A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ NADA FÁCIL E A DICA QUE DOU É ESSA: NÃO DESISTA, NÃO PARE DE ESTUDAR, MANTENHA-SE ATUALIZADO E SE PUDER, SE QUALIFIQUE. 

Até mais........

Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...