terça-feira, 10 de abril de 2018

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL - COMO TRATAR SEM O USO DE MEDICAMENTOS

BOA TARDE AMIGOS DA SAÚDE!!!!



Tudo bem com vocês? ☺☺

HOJE, iremos falar de um assunto que acometem muitos brasileiros e acredito que muitas pessoas no mundo, é um problema de saúde comum e que na grande maioria das vezes, nós não damos tanta importância em procurar ajuda especializada para tratar esse problema, que é a famosa constipação intestinal!


De acordo com o livro de diagnósticos de enfermagem da NANDA (2015-2017), o conceito de constipação intestinal se caracteriza pela "diminuição na frequência normal de evacuação, acompanhada por eliminação difícil ou incompleta de fezes e/ou eliminação de fezes excessivamente duras e secas".

Esse problema de saúde, muitas vezes pode estar relacionado a problemas funcionais (pouca atividade física, fraqueza dos músculos abdominais, hábitos irregulares de evacuação...), problemas mecânicos (Abcesso retal, aumento da próstata, desequilíbrio eletrolítico, gravidez...), farmacológico (abuso de laxantes e outros agentes farmacológicos), fisiológicos (desidratação, dentição inadequada, hábitos alimentares inadequados...) e psicológicos (depressão, pertubação emocional, confusão mental...).  

Dentre os sinais e sintomas da CONSTIPAÇÃO, podemos observar dor á evacuação, esforço para evacuar, fezes duras e formadas, incapacidade para defecar, massa abdominal palpável, mudança no padrão intestinal, entre outros fatores. Os pacientes que possuem esses sinais e sintomas, deve procurar um profissional de saúde imediatamente para poder tratar adequadamente e usufruir da recuperação mais rápida.
                                            



COMO ESSE BLOG É DIRECIONADO ESPECIALMENTE PARA A ENFERMAGEM, COMO ESSES PROFISSIONAIS ATUAM NESSE PROBLEMA DE SAÚDE?

O enfermeiro, sendo o profissional líder da equipe de enfermagem, realiza uma consulta de enfermagem (composta por anamnese e exame físico), após isso, com os dados obtidos, é feito o diagnóstico de enfermagem (muitas vezes o paciente apresenta outras condições além da constipação que merece atenção da equipe de enfermagem), e após isso é feito do plano de metas a serem alcançadas e em seguida a prescrição dos cuidados de enfermagem, sendo acompanhada da implementação da assistência.

SOBRE A CONDUTA TERAPÊUTICA DE ENFERMAGEM, CRIEI UM MÉTODO BEM PRÁTICO QUE PODE SER ENSINADO PARA O PACIENTE E SUA FAMÍLIA, SEGUE ABAIXO:

Aumentar a ingestão de líquidos (água)
Ideal até 1.500 ml p/dia
07 hrs, 09 hrs, 12 hrs, 14hrs, 16 hrs, 18 hrs, 20 hrs, 22 hrs (Aprox 18 ml por cada hora prescrita)
Melhora da mobilidade intestinal, amolecimento das fezes e dificulta ressecamento fecal.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra (maçã com casca, ameixa, mamão)

2x á 3x por semana (mamão), 1 porção por dia (maçã e ameixa)
Diminui o tempo de exposição das fezes no trato intestinal, melhora a mobilidade intestinal e melhora a absorção de nutrientes.


Realizar exercícios regularmente (Abdominais e deambulação)


10/3 com intervalo de 2 minutos para descansar
2x ou 3x por semana
Acelera o metabolismo, quebra gorduras localizadas, transforma a gordura em ATP para as células musculares, melhora o transito intestinal e aumenta a mobilidade intestinal.
Realizar massagem terapêutica em movimento circulares no sentido do transito intestinal (sentido horário)


2x ao dia
Acelera o transito intestinal, auxilia na movimentação passiva das fezes pelo trato intestinal.
Ingerir bebidas quentes 30 minutos antes de evacuar(suco de ameixa, chá quente)


Sempre que necessário
Auxilia no processo de evacuação, facilita a eliminação das fezes e ameniza o desconforto intestinal.

Definir um horário fixo para a evacuação

18 horas, 19 horas, 20 horas, 21 horas
(Escolher um horário)
Auxilia no controle de evacuação, ajuda a regular a frequência e treina o trato intestinal.

Diminuir derivados do leite e carne e aumentar a ingestão de fibras

Até regular o trânsito intestinal
Facilitará no controle do trânsito intestinal, auxilia no aumento da mobilidade intestinal.


Essa conduta foi criada por mim, fiz uma tabela clínica que pode ser muito útil na assistência de enfermagem a todos os públicos (infantil, adulto e idoso). Claro que essa conduta pode ser alterada, dependendo das condições clínicas do paciente (capacidade mental, físico, espiritual).


ENTÃO É ISSO PESSOAL, seguindo todas as minhas orientações, acredito que possa ter uma melhora clínica bem considerável. JÁ AVISO LOGO: ESSES CUIDADOS DE ENFERMAGEM NÃO SUBSTITUEM UMA ASSISTÊNCIA COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE. PORTANTO, A CONSULTA COM ENFERMEIRO, MÉDICO OU FISIOTERAPÊUTA É MUITO IMPORTANTE PARA SE OBTER SEGURANÇA NO TRATAMENTO.


Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...