sábado, 14 de abril de 2018

CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM: REALIDADE CONSOLIDADA!

BOA TARDE AMIGOS E AMIGAS DA ENFERMAGEM!!!
Tudo bem com vocês????👌👌

Nosso tema de hoje é bem empolgante para toda classe de enfermagem, em especial, para os enfermeiros, algo que até então era bastante discutido entre nós mesmos e outras classes de saúde, a respeito dos CONSULTÓRIOS DE ENFERMAGEM. Como todos nós sabemos, diversas profissões da saúde, possuem conhecimento científico para a realização de suas atividades em consultorias, e com a enfermagem não poderia ser diferente.

O conselho federal de enfermagem, no dia 20/02/2018, publicou no diário oficial da união, a Resolução nº.0568/2018 que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem em todo o Brasil. Para ler a resolução na íntegra, Clique Aqui. Para resumir toda a história, o profissional de enfermagem de nível superior, através desta resolução, fica legalizado para montar clínicas e consultórios de enfermagem.
Realmente é um verdadeiro TABU ainda para leigos, pois, como todos nós sabemos, os leigos não possuem conhecimento da real função de um enfermeiro. Eles acreditam que o enfermeiro é ainda um profissional subordinado a médicos e outras entidades da saúde, e que não somos capazes de agir por conta própria. É triste saber dessa realidade ainda, já que hoje em dia, o enfermeiro além de se formar numa instituição pública ou privada (no minimo 04/05 anos), ainda fazer residência ou pós-graduação (em média 02 anos), mestrado e doutorado (08/09 anos), enfim, passar por isso tudo, e ainda assim, ser menosprezado por leigos e até mesmo pelos colegas de trabalho.
Os enfermeiros hoje, com todo conhecimento técnico-científico, é capaz de se responsabilizar pelo atendimento realizado por ele e pela equipe de enfermagem a ele subordinada. Dentro dos consultórios de enfermagem, este enfermeiro, iria realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos paciente e juntamente com isso, o processo de enfermagem iria ser preconizado. 
A pergunta agora é: COMO O ENFERMEIRO IRÁ TRABALHAR EM CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM E O QUE ELE PODERÁ REALIZAR DENTRO DESSE AMBIENTE?
Respondendo a essa pergunta, vamos direto ao assunto! Irei dizer em tópicos as funções do enfermeiro dentro do consultório de enfermagem (na minha perspectiva), ou seja, eu vou dizer aqui o que eu faria se eu quisesse montar um consultório futuramente para eu atender a população que carece de cuidados especializados. Vale lembrar que, assim como eu, outros enfermeiros podem inovar e criar suas próprias técnicas de atendimento, mediante embasamento científico que comprovem tudo que fizer!

Durante meu atendimento dentro de um consultório, eu iria fazer esses itens abaixo:

•Anamnese: Iria entrevistar aquele cliente que ali se encontra, realizar perguntas referente sua vida e tudo que ele está sentindo, iria procurar a fundo, através desta entrevista, potenciais problemas a ser levantados para dar embasamento ao meu diagnóstico!
•Exame Físico: Iria realizar um exame físico bem detalhado e completo no meu cliente! Iria realizar um exame geral e logo depois o exame específico (com base nos sinais e sintomas), ou vice-versa, para obter uma análise mais apurada, através das técnicas que aprendi na faculdade: Inspeção, ausculta, percussão e palpação.
•Exames Complementares (em questão): Iria solicitar exames complementares para auxiliar no meu diagnóstico de enfermagem. Seria importante eu solicitar esses exames, pois poderia detectar alguma anormalidade patológica que não seria da minha alçada tratar, ai teria que encaminhar este cliente para um profissional médico, ou fisioterapeuta, ou nutricionista. Esses exames complementares daria uma segurança maior no meu diagnóstico, não necessariamente precisaria solicitar esses exames.
•Diagnosticar, Prognosticar e Prescrever: Com base em todos os achados que eu ira desvendar, iria chegar a uma conclusão diagnóstica de enfermagem, e através desses diagnósticos iria prescrever os cuidados necessários para o tratamento desse problema de saúde, ou que irá reabilitar a saúde, ou prevenir doenças. Esse é o momento importantíssimo da consulta de enfermagem, pois irá definir o alvo e as metas que quero alcançar enquanto enfermeiro.
•Evolução: Após o tratamento de enfermagem, eu iria evoluir esse paciente nas próximas consultas, identificando sua melhora clínica, ou identificando novos problemas de saúde que irão surgir. Essa etapa merece atenção especial dos outros profissionais de saúde, pois o enfermeiro (no caso eu) irá trabalhar em conjunto com outras especialidades, caso seja detectados novos problemas que não compete ao enfermeiro tratar.

Dentre os procedimentos que podemos realizar, além dessa consulta de enfermagem, destacamos:

• Passagem de SNG/SNE (sinfonagem e gavagem);
• Administração de medicamentos com receita (TODAS AS VIAS);
• Retirada de pontos;
• Aspiração;
• Tratamentos alternativos (Diversos);
• Acupuntura;
• Auriculoterapia;
• Banho de aspersão (caso seu consultório tenha banheira);
• Crioterapia;
• Sondagem vesical de alívio e de demora;
• Lavagem intestinal;
• Aconselhamentos nos diversos ciclos da vida;
• Tratamento de Feridas e lesões diversas;
• etc;

ENTÃO É ISSO PESSOAL, APROVEITEM A CHANCE QUE A ENFERMAGEM TEM PARA VOCÊS CRESCEREM. VAMOS INOVAR, MOSTRAR A SOCIEDADE QUE SOMOS ENFERMEIROS COM MUITO ORGULHO E QUE FAZEMOS A ENFERMAGEM COM EMBASAMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO PARA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS Á SAÚDE.

Até mais...


Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...