Tudo bem com vocês???
Amanhã, no dia 12 de maio, a enfermagem vai comemorar seu grande dia! Todos nós (Estudantes, técnicos de enfermagem, enfermeiros, obstetrizes) lembramos do nosso dia especial! A enfermagem enquanto ciência promove a qualidade de vida, prevenindo doenças e agravos a saúde, além de estar relacionada com a promoção, proteção e recuperação a saúde humana.
A enfermagem enquanto ciência evoluiu muito nas últimas décadas, e ainda vai evoluir muito mais. Hoje, para alguém se formar em técnico de enfermagem, deve-se entrar no curso regulamentado pelo MEC e estudar no mínimo 1 ano e 8 meses em média. Para ser enfermeiro, a pessoa precisa estudar numa universidade ou faculdade de enfermagem, que tem a duração de 04 a 05 anos em média. O estudo de enfermagem é bem complexo, exigindo do estudante dedicação exclusiva a profissão.
Como amanhã será nosso grande dia, gostaria aqui de desvendar os MITOS E VERDADES que rodeiam nossa profissão. Vale lembrar aqui que os leigos são muito bem vindos a esta matéria, já que decidi escrever justamente para eles. Realmente, o número de pessoas que não entende nossa profissão ainda é muito, então, atendendo a todos esses questionamentos e dúvidas sobre nossa profissão, venho aqui desvendar todos os mitos e dizer a verdade!
ENFERMEIRO É AUXILIAR DO MÉDICO?
Essa pergunta fere todos os enfermeiros do BRASIL e acredito que do MUNDO também. É incrível que muitos leigos e até mesmo os profissionais de saúde que não são enfermeiros tem esse pensamento sem lógica nenhuma. Para começar a responder essa pergunta, já falo que a resposta é um belíssimo NÃO. Mas por quê não?
Simples, o enfermeiro está no mesmo nível que o profissional médico dentro da hierarquia de uma instituição hospitalar. Trabalhamos juntos, mas nosso foco é totalmente diferente, não existe submissão de uma profissão com outra, e sim desinformados que acham que existe subordinação. O médico é o profissional que estudou para diagnosticar doenças e prescrever o tratamento dessas doenças. O enfermeiro estudou para diagnosticar problemas de saúde e riscos e prescrever cuidados de enfermagem específicos para cada problema. Acredito que esse pensamento de que o enfermeiro é auxiliar do médico vem do fato de que o médico prescreve o medicamento e o enfermeiro administra o medicamento prescrito, acatando uma ordem médica.
Para os desavisados, o enfermeiro antes de acatar uma prescrição médica, ele precisa avaliar qual é a indicação, contra indicação, complicações e determinar se essa prescrição é segura para o paciente. Caso não seja segura, o enfermeiro suspende o ato, comunica ao médico e comunica a sua equipe de enfermagem sobre o fato. Temos total autonomia de rejeitar uma prescrição médica, com base científica para tal.
ENFERMAGEM É PARA QUEM NÃO PASSOU EM MEDICINA!
Essa afirmação podemos colocar em evidência, tanto como um MITO, quanto como VERDADE. Por quê? Então, realmente existem pessoas que não conseguiram passar em medicina e acabou entrando na faculdade de enfermagem por achar que é uma profissão "próxima" da medicina. Quando essas pessoas entram na enfermagem, elas se deparam com uma realidade totalmente diferente daquelas expectativas, o que acaba frustrando essas pessoas.
A enfermagem possui dois lados: o lado voltado ao corpo humano, sua biologia, bioquímica e tudo relacionado ao cuidado desse ser humano. E também temos o lado burocrático, onde o enfermeiro aprende sobre administração, auditoria, gestão e controle de pessoas, o que o torna um profissional de saúde administrativo. Na nossa grade, durante nossa formação, somos capacitados e qualificados a trabalhar com toda a questão burocrática que rodeiam o cuidado do indivíduo.
Na grade da medicina, vemos um foco totalmente voltado ao ser humano, tendo poucas matérias relacionadas a questão burocrática. O médico possui um conhecimento muito grande do corpo humano, seu processo de saúde-doença e os métodos terapêuticos que visam a cura dessas doenças, mas o foco administrativo é bem deficiente na graduação em medicina.
Quem faz enfermagem e quer a enfermagem, terá muito sucesso na carreira, pois o indivíduo já entra na faculdade sabendo o que vai estudar. Posso dizer que nós enfermeiros somos felizardos em ter o conhecimento do corpo humano, seu processo saúde-doença e também ter o conhecimento administrativo/burocrático que rodeiam todo o serviço de saúde.
ENFERMAGEM É UMA PROFISSÃO DESVALORIZADA?
Essa pergunta não é um MITO, e sim uma VERDADE infelizmente. No Brasil, a enfermagem é muito desvalorizada. São jornadas longas de trabalho, com remunerações abaixo do recomendado, e isso afeta muito nossos profissionais no sentido psicossocial dele. Lidamos com a vida e a morte todos os dias, cuidados integralmente do paciente, defendemos e protegemos nossos clientes, e o que recebemos em troca? Noites mal dormidas, salários muito curtos, e uma jornada de trabalho bastante exaustiva.
Em comparação com outras profissões da saúde, o enfermeiro em especial, é muito visto como um profissional de menor escala, quando comparados com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. É muito triste isso, já que temos conhecimentos clínicos bem importantes que SALVAM VIDAS todos os dias e que mesmo assim é vista dessa forma.
O enfermeiro Chefia setores de hospitais, coordena o trabalho da equipe, monitora os pacientes 24 horas, realiza intervenções específicas em situações com risco de morte, se tornam diretores de serviços de saúde, e mesmo assim é visto como um profissional pequeno. Nossa realidade é assim!
BOM, ESSAS SÃO OS 3 PRINCIPAIS MITOS E VERDADES SOBRE NOSSA PROFISSÃO. EXISTEM MUITO MAIS, PORÉM ESSAS SÃO AS MAIS IMPACTANTES. TRISTE VER NOSSA SITUAÇÃO. MAS SOMOS FELIZES POIS NO FINAL, O PACIENTE SE RECUPERA E OS MELHORES ENFERMEIROS SÃO LEMBRADOS POR ELES! SE VALE APENA FAZER ENFERMAGEM? COM CERTEZA!
Até logo!!!