quinta-feira, 16 de novembro de 2017

ESPECIALIDADES DENTRO DA ENFERMAGEM

Bom dia pessoal, tudo bom com vocês????


Hoje vim falar sobre as principais ESPECIALIDADES dentro da ENFERMAGEM. Existem ao todo, segundo o conselho federal de enfermagem 42 especializações dentro dessa arte de cuidar. A enfermagem, como muita gente sabe, é uma área bem ampla em termos de conhecimento e campo de trabalho, dificilmente é visto enfermeiros e técnicos de enfermagem desempregados, em comparação com outras profissões da saúde. 

Dentre as áreas, podemos citar: 1. Aeroespacial 2. Assistência ao Adolescente 3. Atendimento Pré-Hospitalar 4. Banco de Leite Humano 5. Cardiovascular 6. Central de Material e Esterilização 7. Centro Cirúrgico 8. Clínica Cirúrgica 9. Clínica Médica 10. Dermatologia 1. Diagnóstico por Imagem 12. Doenças Infecciosas 13. Educação em Enfermagem 14. Emergência 15. Endocrinologia 16. Endoscopia 17. Estomaterapia 18. Ética e Bioética 19. Gerenciamento de Serviços de Saúde 20. Gerontologia e Geriatria 21. Ginecologia 2. Hemodinâmica 23. Home Care 24. Infecção Hospitalar 25. Informática 26. Nefrologia
27. Neonatologia 28. Nutrição Parenteral 29. Obstetrícia 30. Oftalmologia 31. Oncologia 32. Otorrinolaringologia 3. Pediatria 34. Perícia e Auditoria 35. Psiquiatria e Saúde Mental 36. Saúde Coletiva 37. Saúde da Família 38. Sexologia Humana 39. Trabalho 40. Traumato-Ortopedia 41. Terapia Intensiva 42. Terapias Naturais / Tradicionais e Complementares / Não Convencionais
Porém, dessas áreas eu gostaria de citar a minha opinião as áreas onde o enfermeiro possui uma maior autonomia e um maior campo de trabalho, que são essas aqui: Ginecologia e Obstetricia, Obstetricia, Pediatria, Emergência e Terapia Intensiva.

Começando pela majestosa Ginecologia e Obstetrícia, que é o campo da enfermagem onde o estudo fica centralizado na mulher. Esta área, o enfermeiro irá estudar aspectos clínicos da mulher em todo seu ciclo de vida, desde a concepção até a vida adulta/idosa. A enfermagem ginecológica se preocupa no processo saúde-doença da mulher, visa as principais patologias no sistema genitu-urinário, onde este profissional irá aplicar todo processo de enfermagem, descrito no nosso ultimo tema anterior. 

QUEM NÃO VIU AINDA O TÓPICO ANTERIOR BASTA CLICAR AQUI!!
Já na Obstetrícia, o enfermeiro visa a promoção da saúde da mulher que está no processo gestacional até o puerpério (período em que a mulher se recupera do parto, seja ele normal ou cesáreo). Este profissional de saúde, geralmente estuda Ginecologia acompanhado da Obstetricia, para ter um maior entendimento de saúde integral da mulher. Ele inclusive, amparado pela lei do exercício profissional de enfermagem, é licito a realização de parto normal sem distócia, aplicação de anestesia local, episiotomia e episiorrafia, e tomada de decisão até a chegada do médico.

É UM CAMPO BEM AMPLO DE SE TRABALHAR E O ENFERMEIRO SEMPRE IRÁ VER CASOS NOVOS. 

Agora, falaremos sobre a Pediatria. Este campo da saúde, o enfermeiro terá uma visão mais holística da criança até a adolescência, aprendendo a entender todo processo que a criança vive de saúde-doença, irá aprender na prática a ter aquele "jogo de cintura" para lidar com as crianças e irá desenvolver conhecimentos clínicos específicos para a promoção, proteção e recuperação da saúde desta criança. 
Acoplada a pediatria, o profissional enfermeiro irá estudar também a neonatologia em algumas instituições de ensino, para ampliar ainda mais a visão deste enfermeiro e preparar ainda mais para o mercado de trabalho. A neonatologia visa o estudo do recém-nascido até o 28ºdia. Com esse estudo, o enfermeiro estará capacitado a tratar neonatos a termo, pré-termo, pós-termo em situações de baixa, média e alta complexidade. É uma área bem restrita e ao mesmo tempo bem ampla no quesito conhecimentos científicos. Exige muito do enfermeiro o conhecimento e saber lidar em situações de risco de morte neonatal. PRECISA TER MUITA DEDICAÇÃO NESTA ÁREA.

Agora, falaremos de duas áreas que se complementam e ao mesmo tempo se separam, são áreas que o enfermeiro precisa ESTUDAR MUITO, ESTUDAR DEMAIS, ESTUDAR ETERNAMENTE, para poder SALVAR UMA VIDA, ou MANTER A VIDA do paciente, visando reduzir os danos e melhorar o estado de saúde, que são as áreas de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e TERAPIA INTENSIVA.

A urgência e emergência é uma área onde o enfermeiro se capacita a lidar em situações extremas, onde há um grande risco de morte do paciente. É uma área onde o raciocínio clinico precisa ser mais rápido, para ter uma melhor eficácia no atendimento, é uma área mega estressante, pois é muito desgastante, o corpo depois do plantão do enfermeiro fica muito cansado, então assim, resumindo: O PROFISSIONAL PRECISA ESTAR BEM PREPARADO PSICOLOGICAMENTE E FISICAMENTE PARA LIDAR COM TODAS AS SITUAÇÕES, POIS NA EMERGÊNCIA NÃO EXISTE UM DIAGNÓSTICO DE DOENÇA NEM UM DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PREPARADO, ENTÃO PRECISA TER MUITO CONHECIMENTO NA BAGAGEM PARA ATENDER ESTE PACIENTE.


Pra finalizar, gostaria de falar sobre a TERAPIA INTENSIVA, que é uma área onde também irá exigir do enfermeiro e de sua equipe, total atenção durante o atendimento ao paciente em alta complexidade. Nesta área, o enfermeiro aprende a lidar com a morte o tempo todo, também deverá ter conhecimento prévio de muitas patologias e de todo processo de enfermagem para saber lidar com as situações que exigem cuidados de alta complexidade. O ENFERMEIRO É IMPRESCINDÍVEL para o cuidado em saúde, em especial na TERAPIA INTENSIVA, pois é ali, onde o enfermeiro é a principal "ferramenta" ou "mecanismo" que irá manter a vida ou deixar a vida. 
Existem muito mais coisas que o enfermeiro pode fazer nessas áreas, eu apenas falei por alto o que é cada uma dessas áreas, então é isso ai galera. A enfermagem é a ciência mais linda, pois cuidamos do templo de Deus, que é o corpo!! OBRIGADO A TODOS!! BONS ESTUDOS!!







quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar sobre um assunto, meio clichê, mas necessário, que é sobre a importância do enfermeiro, o que é este profissional, o que ele faz, qual é sua responsabilidade enquanto membro de uma equipe de saúde entre outros.


Bom, partindo desse pressuposto, podemos definir como enfermagem a ciência do cuidado, ou seja, o enfermeiro vai trabalhar na promoção, proteção e recuperação da saúde, na prevenção de doenças e agravos a saúde e, juntamente com a equipe de saúde, composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.., no tratamento de doenças entre outros.

Então, partindo dessa ideia, podemos dizer que o enfermeiro tem um papel fundamental  no cuidado ao paciente. Agora, como ele trabalha?
O enfermeiro trabalha realizando o processo de enfermagem que é composto por 5 fases: HISTÓRICO DE ENFERMAGEM (através da anamnese e exame físico), DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM (diferente o diagnóstico médico, o diagnóstico de enfermagem nos dar uma informação mais completa do estado de saúde do paciente), RESULTADOS ESPERADOS(ou prognóstico de enfermagem, é feito para que tenhamos uma visão da terapêutica que pretendemos planejar ao paciente e sua durabilidade), PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM(diferente da prescrição médica, a prescrição de enfermagem está diretamente relacionado aos cuidados ao paciente) e por fim, temos a AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM (onde avaliamos todos os cuidados feitos pela enfermagem e evoluimos o paciente).

Então, já sabemos como funciona a nobre ciência do enfermeiro. Agora, onde ele trabalha??

A resposta para esta pergunta é bem fácil, onde há necessidade de cuidado em saúde, tem que haver o profissional de enfermagem, seja ele enfermeiro, técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem. Então, se uma pessoa se acidentou, o enfermeiro, juntamente com sua equipe de enfermagem, precisa estar com este paciente realizando os cuidados para manter esta vida, inclusive, em muitos casos, é a equipe de enfermagem que define a vida ou a morte do paciente sob seus cuidados.

A seguir, colocarei duas imagens de duas grandes enfermeiras de antigamente que, sem dúvida, foram de extrema importância para todos nós, da atualidade, são elas a FLORENCE NIGHTINGALE e ANA NERY.
(Florence Nightingale)
(Ana Nery)

Grandes mulheres do passado que se dedicaram para o cuidado aos pacientes, e tudo que vimos hoje nos hospitais, foram graças a elas duas. NOSSA ENFERMAGEM TEM MUITO MAIS FORÇA HOJE, SOMOS AUTÔNOMOS NO CUIDADO, ESTUDAMOS MUITO PARA REALIZAR ESTA CIÊNCIA MARAVILHOSA DO CUIDADO.

Hoje os enfermeiros e técnicos de enfermagem estudam bastante, inclusive para concursos públicos, para obter uma renda maravilhosa também, já que UMA PROFISSÃO MARAVILHOSA, MERECE UMA RENDA MARAVILHOSA.

Eu tenho uma dica super legal para quem quer se preparar para concursos, basta Clicar Aqui

Então galera, é isso!! ENFERMAGEM ACIMA DE TUDO, ENFERMAGEM É A CIÊNCIA MAIS LINDA DA SAÚDE!!!



terça-feira, 14 de novembro de 2017

Cateter central de inserção periférica

Boa tarde pessoal!!!

Hoje vamos falar sobre cateter central de inserção periférica, mais conhecido como PICC!

Afinal, o que seria este cateter?

O cateter central de inserção periférica consiste em um cateter venoso central longo, confeccionado em material macio e flexível inserido através de uma veia periférica (PHILIPS, 2001)
Este cateter, segundo a RESOLUÇÃO COFEN 258/2001 permite ao ENFERMEIRO a realização deste procedimento. Porém, será que TODO ENFERMEIRO pode realizar este procedimento de alta complexidade?


Bom, certamente devemos entender que o ENFERMEIRO é um profissional de nível superior, que estudou no mínimo 04 anos de graduação, alguns estudam até 05 anos ininterruptos, e que o conhecimento de anatomia, fisiologia, farmacologia, fundamentos de enfermagem, entre outros, contribuem para que este profissional da enfermagem, em específico, possa realizar este procedimento.

PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, este profissional que almeja realizar este ato, deverá ser submetido a um curso de capacitação, onde a durabilidade do curso varia de instituição para instituição de educação. 

Bem, agora que explicamos o que é o cateter e quem deve realizar, vamos ao que interessa: PARA QUAL CASO É INDICADO A INSERÇÃO DESTE CATETER?

* Rede venosa insuficiente;
*Administração de drogas irritantes;
*Pacientes que necessitem de cuidados intensivos;
*Administração de nutrição parenteral;
*Administração de quimioterapia;
* Monitorização PVC com cateter POWER PICC;

Existem muito mais indicações para este procedimento. Dai surge na nossa mente da real importância deste profissional na equipe de saúde dentro de um hospital, até mesmo no serviço domiciliar. 

Este cateter é inserido em uma veia periférica, e é migrada até o terço inferior da veia cava superior ou terço superior da veia cava inferior.


QUEM MAIS PODERÁ REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO ALÉM DO ENFERMEIRO HABILITADO?

A resposta para esta pergunta é bem fácil, o profissional médico, devidamente capacitado para realizar este procedimento, também poderá realiza-lo, juntamente com o auxilio e supervisão do enfermeiro, e vice-versa.


Então, resumindo: O PICC só deve ser realizado por profissional devidamente habilitado de nível superior, sendo auxiliada pela equipe multiprofissional de saúde. 



Este conteúdo cai bastante em concursos públicos, principalmente para quem deseja trabalhar em CTI, UTI neonatal, etc. Estudos comprovam que de todo conteúdo dos livros de enfermagem cobrados em prova existe um núcleo de assuntos dentro de cada matéria que é cobrado em 80% das provas.  Você pode ter este conteúdo focado na sua aprovação. Compilamos todos os assuntos cobrados em prova e preparamos o Curso de Enfermagem para Concursos.

Para saber mais sobre o assunto e de como estudar para concurso público, Clique aqui!

Então é isso galera, boa tarde a todos e bom estudo!!! 

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...