segunda-feira, 21 de maio de 2018

CURATIVOS: PRÁTICA CLÍNICA DA ENFERMAGEM

Boa noite PROFISSIONAIS de SAÚDE!!!

Tudo bem com vocês??

Meu assunto de hoje será sobre o CURATIVO no contexto dos cuidados em enfermagem. Todos nós sabemos que a técnica de curativo é fato consolidado para a ENFERMAGEM, é considerado um procedimento de nossa profissão e temos total autonomia quanto a este procedimento, seja para prevenir ou tratar enfermidades.


O curativo é o método principal para o tratamento de feridas crônicas. Este método promove a cicatrização da ferida. Essa conduta terapêutica deve ser prescrita por um profissional de saúde com a devida capacitação técnico-científica, pois, caso a indicação do curativo não seja coerente com a situação clínica do cliente, as consequências podem ser severas.

PROPRIEDADES DE UM CURATIVO

Auxiliar na remoção do exsudato, manter umidade entre a ferida e o curativo, ser impermeável a bactérias ou outros patógenos, fornecer isolamento térmico, permitir a remoção sem causar traumas locais, auxiliar no processo de cura da ferida, acelerar o processo de cicatrização, prevenir infecções entre outros.


RESOLUÇÃO DO COREN-SP SOBRE CURATIVOS

 PARECER 002/2015 
 “Compete ao Enfermeiro capacitado prescrever coberturas/correlatos, mediante elaboração do Processo de Enfermagem, conforme previsto na Resolução COFEN nº 358/2009, e estabelecimento de Protocolo Institucional.”
Quanto ao técnico e auxiliar de enfermagem:
Compete ao Técnico e Auxiliar de Enfermagem a realização do curativo, utilizando-se das coberturas/correlatos prescritos pelo Enfermeiro, sob sua supervisão e orientação.”

A técnica do curativo geralmente é prescrita e feita pelo ENFERMEIRO devidamente capacitado para tal. O técnico de enfermagem também pode realizar curativos, mediante a prescrição e supervisão direta do enfermeiro. A equipe de enfermagem tem uma responsabilidade muito grande na prevenção de infecção na ferida. Cabe a essa equipe realizar todos os cuidados possíveis para realizar o procedimento.

A técnica para a realização do curativo, a limpeza da ferida e os tipos de coberturas você pode encontrar no nosso mini e-book bem resumido e de fácil compreensão para todos que queiram uma consulta rápida. Nosso e-book está num preço bem simbólico para darmos continuidade no trabalho. Para saber mais sobre o que o nosso e-book fala além do que citei acima, CLIQUE AQUI!

Até logo pessoal!!!

E-BOOK DE ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA!!!!!!!

Boa tarde PROFISSIONAIS de ENFERMAGEM!!!

Tudo bem com vocês???


Hoje, dia 21 de maio de 2018, foi aprovado nosso novo conteúdo que criamos sobre FERIDAS CRÔNICAS! Fico muito feliz de poder anunciar aqui meu primeiro e-book! Vou comentar um pouco sobre o que tem de tão especial nesse pequeno guia de informação para os profissionais de enfermagem, sejam eles técnicos ou enfermeiros.


Nesse E-book, eu trabalhei com diversos artigos científicos atualizados abordando a respeito deste assunto. Como fiz cursos de capacitação voltadas para essa área e como também estou cuidando de clientes com feridas crônicas, a minha pequena experiência somados ao conhecimento teórico, fez surgir esse guia prático para tratamento de lesões!

Ao adquirir nosso e-book, o aluno ou qualquer pessoa terá acesso a informações sobre:

• Anatomia/fisiologia da pele;
• Tipos de lesões;
• Processo de cicatrização;
• Fatores de risco;
• Tipos de tecidos encontrados em feridas crônicas;
• Curativos (Como fazer, Principais coberturas)
• Limpeza da ferida;
• Tipos de desbridamentos (conceitos)

Entre outros assuntos. Além disso, quem adquirir irá receber um outro guia bem pequeno falando a respeito das lesões por pressão (BRINDE). O valor é simbólico mesmo, para que as pessoas possam ter acesso ao conhecimento a respeito desse problema de saúde que infelizmente tem se agravado cada vez mais. 

Esse conteúdo não tem tantas páginas, serve como conteúdo de bolso para os profissionais poderem realizar consultas sempre que precisar. Ideal, possui imagens ilustrativas que enriquecem ainda mais nosso conteúdo. Enfim, resumindo tudo isso: ESTÁ MUITO BACANA. Esse e-book será o começo de tantos outros que estão por vir! Pretendo abordar outros assuntos em breve além desse de feridas, todos com preço de banana! 

Para adquirir o nosso conteúdo, clique aqui!


ATÉ LOGO PESSOAL!! BOM ESTUDO!

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...