segunda-feira, 30 de abril de 2018

INFLUENZA: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE!

Boa noite MEU PÚBLICO!!!!

Tudo bem com vocês?

O tema de hoje é bastante comentado em todo o Brasil, e acredito que no mundo todo também esteja sendo comentado, sobre esse problema que afeta milhões de pessoas, e que todo mundo conhece pelo nome, a nossa famosa INFLUENZA. Apesar de ser uma doença "famosinha", ela possui peculiaridades que muita gente desconhece e que é facilmente prevenível, como vamos ver mais a frente! 

A influenza é uma doença viral aguda que causa epidemias mundiais a cada 2 a 3 anos e que apresenta um grau de gravidade altamente variável. O termo infecção das vias respiratórias superiores (IVRS) é usado quando o agente etiológico é o vírus influenza. (a gripe). 

O vírus dissemina-se facilmente de um hospedeiro para o outro por meio de exposição a gotículas por intermédio de tosse, espirro ou secreções nasais. O vírus é eliminado por cerca de 2 dias antes do aparecimento dos sintomas e durante a primeira parte da fase sintomática. 


A infecção prévia pelo vírus influenza não garante nenhuma proteção contra uma exposição futura. A mortalidade é, provavelmente, atribuível á pneumonia associada (pneumonia viral ou bacteriana sobreposta) e ás exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e redução da função pulmonar.


PREVENÇÃO:

• Vacinação anual contra influenza para todas as pessoas a partir de 06 meses de idade (particularmente indivíduos com alto risco de complicações da influenza, como idosos, crianças e gestantes);
• Manter o ambiente sempre aberto e arejado;
• Lavagem das mãos frequente;
• Evitar aproximar-se de pessoas com sintomas de gripe;
• Abrir janelas de ônibus, sempre que estiverem fechadas;
• Evitar transmitir perdigotos (espirrar no lenço e descarta-lo, espirrar nas mãos e lava-los, evitar espirrar em lugares públicos);
• Aumentar a ingestão de líquidos orais;
• Realizar exercícios aeróbicos de baixa intensidade para criar resistência as mudanças climáticas (natação);
• Procurar ajuda de um médico ou enfermeiro sempre que sentir necessário;

OBS: ESSAS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES PARA UMA BOA PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO A DO VÍRUS DA INFLUENZA. O QUE DEVEMOS FAZER É COMPARTILHAR ESSAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS!

Então é isso pessoal, conteúdo bem básico e fundamental para a prevenção de doenças. O livro que utilizei como referência é o manual de enfermagem médico-cirúrgico do BRUNNER & SUDDATH (2016). Então a explicação é bem atualizada e de fácil compreensão para todos, sejam profissionais ou leigos! 

Se inscreva no meu canal do YouTube --> Clique Aqui!
Quer estudar ENFERMAGEM para CONCURSO? --> Clique Aqui!
Quer saber como EMAGRECER em 21 DIAS? --> Clique Aqui!

Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...