terça-feira, 8 de maio de 2018

ENFERMEIROS REALIZAM DIAGNÓSTICOS??

Bom dia PROFISSIONAIS de SAÚDE!!!!

Tudo bem com vocês???

Para começar nosso dia, vamos responder a um questionamento que muitos dos nossos colegas da saúde não sabem e que muitos leigos também não fazem ideia do que os ENFERMEIROS são capazes de fazer. Essa pergunta pode gerar certa polêmica já que, quando se fala em diagnóstico, muitos pensam ser um diagnóstico de doenças, e não é bem assim!!!

Antes de responder essa pergunta, quero lembrar a vocês aqui que a ENFERMAGEM é a PRINCIPAL ciência responsável pelo cuidado ao ser humano. Para cuidar de uma pessoa de forma eficaz e com embasamento científico, o ENFERMEIRO estuda no mínimo 04/05 anos numa universidade ou faculdade. Cabe ressaltar aqui, que é um estudo complexo que exige muito tempo de dedicação e força de vontade para ser um enfermeiro.

Agora vamos ao que interessa: ENFERMEIROS PODEM FAZER DIAGNÓSTICO? 

Resposta: SIM e NÃO 👀

Não entendeu? Vou explicar por que podemos e não podemos diagnosticar.

A começar pelo NÃO, vou explicar rapidamente sobre isso. Os enfermeiros estudam patologia geral, microbiologia, biologia celular e molecular, bioquímica, farmacologia, clínica médica, anatomia básica e aplicada, fisiologia humana, genética, fundamentos de enfermagem I e II, exames complementares, entre outras matérias na faculdade para entender o processo saúde-doença do ser humano. Estudamos doenças, porém, não para ser diagnosticadas, mas para saber o que essa doença causa na pessoa e como podemos amenizar o sofrimento daqueles portadores de doenças.
Não é lícito o profissional de enfermagem abrir uma clínica/consultório para realizar DIAGNÓSTICO NOSOLÓGICO, sendo esta atribuição EXCLUSIVA dos profissionais MÉDICOS. Porém, contudo, entretanto, os enfermeiros, dentro de uma instituição de saúde, compondo uma equipe de saúde, pode realizar consulta de enfermagem e prescrição de medicamentos previamente estabelecidos, ou seja, o ENFERMEIRO, com seu conhecimento técnico-científico, irá realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, definir um diagnóstico e prescrever medicamentos que foram PREVIAMENTE ESTABELECIDOS por instituições de saúde. 

O COFEN colocou uma nota de esclarecimento em 2011 sobre a veiculação de informações infelizes disseminadas por outros conselhos (medicina, odontologia e farmácia) a respeito desse assunto. Para saber mais CLIQUE AQUI!

Agora vamos ao SIM. Os enfermeiros, por meio de seus estudos clínicos dentro de uma faculdade, aprenderam durante todos aqueles anos, a realizar os DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM. Diferentemente do diagnóstico de doenças, o diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos de vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, família, um grupo ou comunidade.
Os enfermeiros diagnosticam problemas de saúde, estados de risco e disposição para promoção da saúde. Muito difícil da sociedade em geral entender todo esse processo que o enfermeiro realiza. É muito comum leigos e até mesmo profissionais de saúde confundir os diagnósticos de enfermagem com o diagnóstico médico, sendo eles bem distintos e ao mesmo tempo complementares.

A diferença é bem clara: Os diagnósticos médicos lidam com apenas com a doença, enfermidade ou lesão. Os diagnósticos de enfermagem trata as respostas humanas reais ou potenciais a problemas de saúde e processos de vida. Um exemplo bem claro para diferenciar tudo isso segue abaixo:

Diagnóstico médico: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL.

Esse diagnóstico dá origem a informações sobre a patologia do paciente acometido por ela.

Diagnósticos de Enfermagem: Comunicação verbal prejudicada, Risco de quedas, processos familiares interrompidos, dor crônica e impotência.

Esses diagnósticos de enfermagem oferecem uma compreensão mais integral do impacto daquele AVC no paciente e na família, além de nos orientar a realizar as PRESCRIÇÕES DE CUIDADOS. Uma outra dúvida que já quero tirar logo é essa: O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM não precisa de um DIAGNÓSTICO MÉDICO para ser realizado. O diagnóstico de enfermagem é independente, o que nos dar uma autonomia do planejamento do cuidado. Esse exemplo citado aqui em cima foi para que fique mais fácil a compreensão da nossa ciência!!


Espero ter esclarecido tudo. Utilizei como referência o livro de Diagnósticos de enfermagem da NANDA (2015-2017).

Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...