sábado, 1 de setembro de 2018

COMECEI A PÓS-GRADUAÇÃO!!!

Bom dia Profissionais e Estudantes de Enfermagem e saúde!!!!

Tudo bem com vocês??

Hoje, meu assunto será sobre uma benção que me aconteceu esse ano. Como falei em algumas postagens antigas, o mercado de trabalho exige muito do profissional, não basta ter uma graduação apenas (estou pegando meu exemplo, que sou formado em enfermagem). Diferentemente de antigamente (2000, 2002, 2006...) essa época era boa para enfermagem, pois o mercado não tinha tantos profissionais de nível superior e a concorrência era bem menor que os dias atuais.



Como o mercado está difícil, pois hoje a procura está maior do que a oferta, as empresas, hospitais entre outras instituições onde a enfermagem é ativa, estão pagando um valor relativamente menor e a demanda de profissionais é grande. É bem proveitoso para a instituição, pois pagarão cada vez menos e este profissional estará cada vez mais qualificado para poder se enquadrar nesse mercado.

A necessidade de uma pós-graduação é muito grande dentro da enfermagem. Muitos lugares onde colocamos currículos, exigem:

• Experiência mínima de 6 meses 1 ano como ENFERMEIRO;
• Desejável Pós-Graduação (nunca confiei nessa palavra "desejável", pois se o seu concorrente for pós-graduado, você não terá chance de competir);
• Vivência em determinada área da saúde (terapia intensiva, emergência, geriatria, cardiointensiva, centro cirúrgico, etc);
• Cursos complementares (Falarei num outro tópico quais cursos estão sendo mais requisitados!);
• Conhecimentos científicos em determinada área e/ou procedimentos.

Como vocês podem ver, o mercado está cada vez mais exigente em relação ao profissional de saúde. O principal requisito que vejo que está dificultando a entrada do profissional recém-formado no mercado, é a bendita experiência. A experiência profissional é um requisito muito forte, pois é menos gasto para a instituição em relação ao treinamento.

A questão da experiência profissional quebra muitos profissionais que estão ansiosos e estão em busca de uma colocação no mercado. Varias instituições estão fechando as portas para os recém-formados, o que não acho nada justo. Tinha que ter sim, programas de treinamento em TODAS as instituições para que o profissional que não tem experiência, puder ter uma chance de se colocar no mercado de trabalho.

Logo atrás da experiência profissional, vem a pós-graduação. A pós-graduação tem se colocado cada vez mais em evidência para os recém-formados e também para os que possuem experiência, vou explicar tudo isso agora!!!

O profissional experiente precisa praticamente ter uma pós-graduação para poder competir com os pós-graduados. Por mais que ele tenha experiência na área que está concorrendo, o mesmo corre um risco muito grande de não estar atualizado, o que pode ser prejudicial para o rendimento do setor. Uma pessoa pós-graduada, mesmo sem experiência profissional, se desenvolverá mais rapidamente aos costumes e práticas da instituição e trará novidades para o hospital ou instituição em que estiver trabalhando!

Falando a respeito da minha pós-graduação, eu iniciei esse ano a especialização em ENFERMAGEM INTENSIVA DE ALTA COMPLEXIDADE. Essa especialização, capacitará e tornar-se-á o enfermeiro especialista em cuidados intensivos que exigem conhecimentos clínicos avançados para tratar, restabelecer, promover a saúde de um paciente crítico, em risco de morte.

Essa especialização é uma das mais procuradas pelas instituições (vejo isso aqui no Rio de Janeiro). Tem dias que estou procurando emprego, e vejo que a instituição XXX está com 10 vagas para enfermeiros especialistas em cuidados intensivos. É uma área que felizmente tem um número muito grande de vagas e que cada vez mais tem atraído os profissionais a se especializarem.

A pós-graduação, diga-se de passagem, não tem nada haver com a graduação. Estou vendo coisas muito diferentes do que eu vi na graduação. Para quem não sabe, na minha instituição onde fiz graduação, no sétimo período, tivemos uma matéria específica de terapia intensiva. Em vista da graduação, a pós é bem mais profunda em termos de conhecimentos. É como se eu estivesse fazendo um novo curso de graduação.

Na pós-graduação, estou aprendendo novos procedimentos de enfermagem, procedimentos de alta complexidade (intubação, medicação de emergência, auxiliar em procedimentos médicos, ventilação mecânica, agravos de doenças, fisiopatologia clínica das principais doenças, tratamento clínico e cuidados intensivos, entre muitos outros). 

Essa pós-graduação é para quem tem sede de conhecimento e que quer se aprofundar mais nos conceitos de patologia e tratamento. Os cuidados de enfermagem mais básicos são esquecidos nessa pós-graduação. Aqui, estudamos procedimentos invasivos, drogas vasoativas, agravo agudo e crônico de doenças entre outros. 

Para os enfermeiros, minha dica são essas que vou citar em tópicos:

• Procure uma pós-graduação que seja do seu gosto (como eu já gostava de terapia intensiva na graduação, e a oportunidade de terapia intensiva está bem alta aqui no RJ, juntei a fome com a vontade de comer).
• Procure sempre manter-se atualizado, mesmo que ainda não esteja atuando na área, pois em uma entrevista (que falarei em outro tópico), eles estão cada vez mais exigentes.
• Procure estudar conceitos de gestão e novas tecnologias, pois essa é a chave principal do sucesso em enfermagem.
• Mantenha sempre a humildade, não é porque você teve sucesso na vida, que vai pisar nos outros.
• Estude, estude e estude. Se ficar cansado, estude. Se ficar triste, estude. Se você desanimar, continue estudando.

Galera, a postagem de hoje foi sobre minha pós, a terapia intensiva é uma área que sempre me instigou. Sempre tive essa curiosidade de entender o que um ser humano passa nos momentos finais da vida, ou então no agravo de uma doença bem conhecida e como é o manejo delas para curar e prevenir. 

AAAAH Enfermeiro Lucas, mas a enfermagem não cura!!!! 

Sério isso? A enfermagem é a arte do cuidado, verdade!!! A enfermagem é uma peça fundamental no tratamento das doenças e agravos a saúde também, pois é ela que detém o conhecimento farmacológico (juntamente com a medicina), é ela que entende a administração de medicamentos (é praxe fundamental da enfermagem), é ela que auxilia toda a equipe de saúde no processo saúde-doença do cliente a ser atendido, e é ela que está ao lado do paciente por mais tempo, tratando sua doença, cuidado do seu corpo e da sua alma, mantendo sua integridade física, psíquica, espiritual e social.

Nós, como profissionais, devemos largar um pouco essa coisa de ver a enfermagem apenas como uma profissão auxiliar no tratamento das doenças. Somos a chave principal da cura das doenças. Somos nós que cuidamos do paciente, nós que corrigimos muitas vezes uma complicação aguda que poderia levar o paciente a morte!!! VAMOS ACORDAR ENFERMAGEM e VAMOS NOS VALORIZAR!!!!

Pessoal, antes de finalizar, gostaria de apresentar a vocês, um trabalho que fiz, que pode auxiliar a todos os profissionais (cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros principalmente) que é um pequeno e-book de aproximadamente 55 páginas sobre CUIDADOS CLÍNICOS EM TRAQUEOSTOMIA E GASTROSTOMIA. Ali eu abordo os principais assuntos que regem os cuidados nesses dispositivos e que pode ser a chave do seu sucesso!!
Ele estará disponível para venda em alguns dias, onde eu colocarei uma postagem anunciando sua venda. É um material baseado em livros e artigos científicos atualizados, artigos de 2017 e 2018 e livros recém lançados, juntamente com minha experiência em home care de cuidados clínicos em traqueostomia e gastrostomia. Nos serviços autônomos de home care, cada vez mais estão requisitando conhecimentos nesses 2 assuntos. Por isso, minha motivação em criar esse e-book! 

Nele, podemos encontrar:

• Aspectos psicológicos que envolvem o doente;
• Descrição completa do procedimento médico de traqueostomia e gastrostomia;
• Imagens ilustrativas dos dispositivos juntamente com sua explicação;
• Passo-a-passo de todos os cuidados que devem ter com esses dispositivos;
• Dicas importantes em casos de intercorrências e prevenção de erros e agravos.

Enfim, está bem completo e bem dinâmico, numa linguagem de fácil compreensão a todos! Em breve, falarei mais dele.

Quer conhecer mais de saúde pública e gabaritar nos concursos? CLIQUE AQUI!
Deseja conhecer mais sobre tratamento de feridas e ganhar dinheiro? CLIQUE AQUI!
Apostila digital exclusivamente para o TÉCNICO DE ENFERMAGEM! CLIQUE AQUI!
Quer parar de fumar e voltar a ser feliz e sorrir? CLIQUE AQUI!




Bom dia a todos!!!!
Enfermeiro Lucas Oliveira
Pós-graduando em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade


Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...