quarta-feira, 25 de abril de 2018

PROCESSO DIGESTIVO vs PROCESSO NUTRITIVO: COMO EMAGRECER!

Boa tarde Profissional de Saúde!!

Tudo bem com você?

Como de costume do nosso blog, sempre abordamos temas ligados a promoção, proteção e recuperação da saúde, além de prevenção e tratamento de doenças e agravos a saúde do indivíduo e/ou família. Dessa vez, para nosso tema, irei falar um pouco a respeito do processo digestivo do ser humano e do processo nutritivo que são duas coisas diferentes.



A referência para este tema veio de um livro de Nutrição aplicada a Enfermagem, da Professora Flávia Melo, é um livro bem interessante e explica de forma fácil e prática sobre nutrição clínica e coletiva. Dando seguimento ao nosso tema, a Enfermagem como ciência do cuidado, na saúde, tem uma visão holística do ser humano, estudando desde conceitos básicos da biologia até processos de saúde-doença do cliente.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, vou abordar o que é o processo digestivo, com base nos avanços sobre o estudo do sistema digestório humano e iremos falar no final a importância do conhecimento desse processo para a saúde!

PROCESSO DIGESTIVO:

A digestão dos nutrientes é um processo dinâmico, em que várias reações químicas ocorrem simultaneamente, ou seja, é um processo onde todos os órgãos, tecidos e células envolvidas no processo digestório, atuam em conjunto. Cada um dos nutrientes possui enzimas específicas para sua digestão. Os carboidratos complexos, como o amido, inicialmente são hidrolisados pelas amilases salivar e pancreática, respectivamente na boca e no estômago. Já transformados em dissacarídeos, são hidrolisados pelas dissacaridases (sacarase, maltase e lactase) na mucosa intestinal até se transformarem em monossacarídeos. Sua digestão é simultânea á absorção. A absorção é ativa através da ação do hormônio insulina.

A digestão dos lipídeos inicia-se no estômago, pela ação da lipase gástrica. No intestino delgado eles são emulsificados pelos sais biliares, que os tornam mais acessíveis á ação da lipase pancreática. Após isso ocorre sua absorção, no intestino delgado.


A digestão das proteínas inicia-se no estômago, através da ação da pepsina secretada pela mucosa gástrica. A ação da pepsina é possibilitada pelo pH ácido do estômago, decorrente da presença de ácido clorídrico. No duodeno, ocorre sobre as proteínas a ação das enzimas tripsina, quimiotripsina e elastase. A absorção das proteínas consome energia e é feita no intestino delgado. A absorção de proteínas intactas é importante no processo de desenvolvimento de alergia alimentar.


PROCESSO NUTRITIVO:


É o processo pelo qual o alimento se torna disponível para o organismo. Existem inúmeros fatores que contribuem para que ocorram desvios neste processo, tais como:
• Fatores que prejudicam a disponibilidade de alimentos: produção e distribuição, armazenamento e transporte;
• Fatores que prejudicam a utilização dos alimentos: hábitos alimentares, dietas, condições de sanidade, poder aquisitivo, ciclo evolutivo;
• Fatores que prejudicam a absorção dos alimentos: patologias e distúrbios psíquicos;

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS?

Esse conhecimento se faz importante, pois, na nossa atualidade, a estética, o desejo de ter um corpo saudável e escultural se faz presente. As mulheres, principalmente, tem uma tendência a seguir modelos de corpo perfeito sem ao menos estudar todas as consequências que rodeiam este "exemplo magnífico de corpo". Devemos entender todo o processo digestivo para poder pensar em como nós vamos nos alimentar. 

Eu enquanto enfermeiro, tenho a obrigação de promover a saúde, ensinando as práticas de vida saudável que pode auxiliar as pessoas a ter uma vida saudável e inclusive mostrar os efeitos da alimentação no corpo. Hoje em dia, a obesidade é um problema mundial, considerada como doença, e a importância da educação em saúde pode fazer a diferença.

OBS: Evite inventar "dietas" para emagrecer sem ir ao nutricionista ou médico. Avaliem a necessidade de ser feita uma dieta para controle da saúde e emagrecimento e se consulte com um profissional da área. 
OBS 2: Confie nas dietas que tem comprovação científica, não siga anúncios sem saber a fundo sobre o produto ou conceito que eles estão se baseando. Estudem sobre todo o processo digestivo e processo nutritivo antes de seguir um "modelo perfeito". Cada pessoa tem um metabolismo diferente, cabe ao médico, enfermeiro, nutricionista ou qualquer outro profissional de nível superior, estuda-lo e dizer qual seu metabolismo.

PARA FINALIZAR...

Eu li alguns artigos sobre essa tal DIETA DE 21 DIAS, para saber mais a fundo sobre isso. Vi alguns vídeos de pessoas que disseram ter tido sucesso nesse método que foi criado pelo Dr. Rodolfo Aurélio (Naturopata). Ele ensina métodos e combinações de dieta que auxiliam a pessoa a emagrecer de forma segura e saudável. Ele criou um site para identificar eletronicamente, baseando-se em perguntas específicas, quanto de células inflamadas nós temos no corpo e qual a solução. Caso você queria saber mais, CLIQUE AQUI!

ABAIXO SEGUE VÍDEOS DE DEPOIMENTO SOBRE ESSA DIETA DE 21 DIAS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ESTUDE MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO PARA QUERER ALGO DESTE NÍVEL. SEGUE ABAIXO O PRÓPRIO DR. RODOLFO EXPLICANDO TODO O PROCESSO!



Até a próxima...


Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...