BOOA TARDE MEUS CAROS COLEGAS, TUDO BEM COM VOCÊS?
Então, sem mais delongas, decidi colocar este assunto em pauta, pois vejo que muita gente as vezes chega para falar comigo sobre como cuidar de um idoso, ou que tem um idoso dentro de casa e que ele não está se alimentando direito, ou então conhece um idoso que não se cuida direito, enfim, diversas coisas que me perguntam e eu decidi responde-las no meu blog para que assim fique uma resposta mais completa sobre o assunto ok?
Antes de mais nada, gostaria já de falar uma coisa bem obvia que é a diferença metabólica que existe entre um adulto de aproximadamente 20-40 anos e um idoso de 65 anos ou mais. Um adulto, normalmente tem suas funções fisiológicas operantes, sem atraso na maioria das vezes de nenhuma função vital e com total autonomia nos afazeres diários. Obviamente este adulto se alimenta mais, tem uma vida social mais ativa, compreende mais o que estar na sua volta, mantém a higiene corporal em dia e consegue concluir todas suas atividades no dia.
Já a pessoa idosa, isso não acontece dessa forma. O metabolismo se torna mais lento, as funções vitais começam a decair com o tempo, a alimentação se torna mais dificultosa pois o idoso começará a apresentar dificuldades para deglutir, arcada dentária irá se enfraquecer com o tempo, o processo digestivo se torna mais lento, etc. A higiene, na maioria dos idosos, passam a ser menos frequentes, sendo muitas vezes por conta do fato do idoso se esquecer (comum), ou então por conta de uma patologia ( Alzheimer, Parkinson, AVCH ou AVCI, etc). A vida social do idoso é bem menos frequente por conta da dificuldade de se locomover, ou então condições incapacitantes do corpo do idoso (dor, doenças crônicas, doenças agudas, etc) e a compreensão de tempo e espaço algumas vezes podem estar afetadas pelos motivos citados acima entre outros citados na imagem a seguir.
Sabendo desses fatores, ficará mais fácil de compreender todo o processo do cuidado ao idoso, seja ele enfermo ou saudável. Cabe ressaltar aqui que a ENFERMAGEM como ciência, busca melhorar a qualidade de vida das pessoas através do cuidado ao ser humano, de forma holística, mantendo uma atenção integral. Não posso me aprofundar neste blog, pois sei que existem leigos que estão lendo aqui, porém posso oferecer dicas para um melhor cuidado ao idoso.
Para os estudantes de enfermagem, esta imagem acima é bem importante no contexto de atenção a saúde do idoso. É a famosa teoria de Madeleine Leininger (Traduzida para o português). Esta teoria mostra os focos de atenção no cuidado em saúde, onde nossa majestosa enfermagem tem autonomia e ciência de tudo que acontece não só com o paciente, mas também o que está a sua volta. Procurem pesquisar mais sobre essa teoria magnífica que até hoje utilizamos como enfermeiros para cuidar.
Voltando ao assunto dos idosos, tanto para leigos como para acadêmicos de enfermagem (seja nos cursos técnicos ou na graduação), vou listar aqui, alguns cuidados cruciais para manter uma melhor qualidade de vida aos idosos e aos seus familiares, talvez assim fique mais fácil a compreensão. Lembrando que ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM só pode ser confiável se for idealizado por um ENFERMEIRO ou EQUIPE DE ENFERMAGEM, tendo como supervisor o ENFERMEIRO.
1º- Procure levar os idosos ao serviço de saúde
Dica fundamental, pois os idosos irão ser monitorados por um exército de profissionais capacitados para promover a saúde deles. É imprescindível o idoso ir ao GERIATRA para observar sua condição clínica e manter tudo conforme a necessidade da pessoa idosa. O médico GERIATRA é capacitado a diagnosticar patologias da população idosa, prescrever o tratamento necessário para curar a patologia ou ofertar medidas terapêuticas paliativas ao idoso com uma patologia incurável ou estado terminal.
Outro profissional fundamental é claro, é o ENFERMEIRO GERONTOLOGISTA. Este profissional de saúde visa manter ou melhorar a qualidade de vida da população idosa, promovendo a saúde e prevenindo as doenças. Este profissional irá monitorar continuamente o estado de saúde da pessoa idosa, aprazar os medicamentos prescritos (determinar os horários para administração de medicamentos), prescrever os CUIDADOS necessários e supervisionar a equipe de enfermagem.
2º- Monitore enquanto familiar, as atividades rotineiras do idoso
Não basta simplesmente leva-lo ao serviço de saúde. A promoção da saúde se dar também pela inserção dos familiares no cuidado a pessoa idosa. Procure monitorar o que o seu parente "velhinho" está fazendo, oriente ao idoso mais teimoso que não se deve fazer tal atividade (Subir escadas muito altas, correr, andar em piso molhado, subir em telhado, mexer em serviços perigosos) pois entendo muito bem a conduta dos idosos teimosos. Procure incentiva-los a realizar atividades mais simples, porem dando a oportunidade deles de realizarem sozinhos, como banho, alimentação, atividades lúdicas, etc.
3º- Auxilie o idoso na alimentação, na higiene, na medicação e na deambulação (andar)
Essa dica é mais do que obvia e uma das mais importantes! Auxiliar o idoso nessas atividades é sem duvida o ápice do cuidado. Estas atividades promovem a saúde do idoso, melhoram a qualidade de vida, melhora o afeto entre o idoso e seus parentes e promovem ao idoso um sentimento de segurança e conforto para com seus familiares. Os idosos que são saudáveis ou que possuem uma condição limitante (não quis dizer incapacitantes, mas limitante), deixem que o idoso realize as atividades de banho e alimentação sozinhos. Estimulem ele a ser independente nesses dois fatores, porem monitorem nessas atividades, que muitas vezes, se não prestar atenção, o idoso pode se acidentar.
4º- Mantenha o telefone próximo ao idoso sempre
É um cuidado que muitas pessoas se esquecem, mas que o ENFERMEIRO e a sua EQUIPE deve se atentar bastante e orientar aos familiares. Mantenha o telefone e os números de emergência próximo ao idoso, pois nunca se sabe quando ele vai precisar. O telefone precisa ser de fácil acesso e de fácil manuseio para que o idoso possa telefonar sempre que necessário. Os números de emergência precisam estar legíveis e com a CAIXA ALTA ativada, para que o idoso possa enxergar os números e o serviço correspondente ao número.
5º- Oferecer apoio emocional e espiritual ao idoso
Essa dica é fundamental para o idoso nos dias de hoje. Sabe-se que quanto mais ficamos velhos, mais iremos nos apegar a valores sociais e espirituais e deixaremos de lado os valores materiais que tanto nos surpreendem enquanto jovens adultos. Os idosos necessita bastante de apoio emocional e espiritual dentro do contexto de vida dele. É importante o idoso realizar as atividades lúdicas como jardinagem, caminhada, olhar o por do sol com seus familiares, pois irá promover uma melhora da saúde espiritual. Leva-lo a igrejas ou centros para rezas e orações faz parte da promoção da saúde da pessoa idosa.
Enfim pessoal, poderia falar muito muito mais dicas, tive que parar por aqui pois se não eu não iria terminar de escrever meu blog!! É importante a atenção a saúde do idoso, leva-lo para passear, auxiliar nas atividades rotineiras, diferenciar as datas de atividades lúdicas, isso tudo e muito mais promovem uma melhora da qualidade de vida deles. É muito mais importante ouvir o que eles tem a dizer do que simplesmente ignorarmos os desejos deles. Eles são como nós, jovens adultos, apenas tem o metabolismo mais lento e necessita de maior atenção!! RESPEITE O IDOSO!!! ESTUDE mais sobre como cuidar deles, pois além de crescer enquanto profissional e pessoa, irá auxiliar também a passar em CONCURSOS PÚBLICOS!!
Deseja passar em concursos públicos e precisa de material para estudo? Clique Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário