Para hoje, trouxe um assunto bem interessante que vai proporcionar ao estudante e também ao profissional de saúde, uma certa segurança para realização deste procedimento ou processo do cuidar, que faz parte da vida de muitos dos nossos pacientes do dia a dia, que é a administração de medicamentos.
Os medicamentos, hoje em dia, proporcionam uma melhor qualidade de vida, alívio da dor e do sofrimento, prolonga a vida de muitos pacientes e auxiliam na cura das doenças. Fato é, que, no presente momento, lidamos com muitos medicamentos, tanto os enfermeiros que realizam a administração dos fármacos propriamente ditos, quanto os médicos, que realizam as prescrições corretas para o paciente correto.
O médico e o enfermeiro, no quesito fármacos, precisam ter um conhecimento clínico profundo de anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia entre outros para a prescrição de medicamentos e administração correta dessas medicações. O que geralmente ocorre, é que, no país onde nós vivemos, a prática de medicar um paciente faz parte do cotidiano dos profissionais de saúde, em especial dos enfermeiros, pois eles irão estudar este fármaco e realizar todo processo de enfermagem envolvido.
Não é simplesmente administrar um medicamento previamente prescrito pelo médico. O enfermeiro, como chefe da equipe de enfermagem, deve realizar a sistematização da assistência de enfermagem, no contexto da administração de medicamentos. Ele deve entender o porque que o médico prescreveu, entender as indicações do fármaco, contra-indicações, processo de saúde-doença do paciente, focalizar a atenção no cuidado além das medicações e ensinar sua equipe a administração correta e segura do fármaco.
Para tanto, devemos entender o seguinte: Devemos considerar primeiramente a regra dos 06 certos na administração de medicamentos (existem literaturas que falam sobre 09 certos, 10 certos, 12 certos, etc, porém sabendo desses 06 certos, jamais irá errar).
1º- PACIENTE CERTO: Muito importante o membro da equipe de saúde saber qual é o paciente para aquela medicação prescrita. Por isso, os enfermeiros realizam a consulta de enfermagem ao paciente certo, ou então realiza a visita de enfermagem no leito do paciente para confirmar com pulseira o paciente certo, e ainda por cima, verificar no sistema computadorizado este paciente.
2º- MEDICAMENTO CERTO: Devemos entender que para este paciente, o medicamento X ou Y é o correto. Para isso, devemos ler atentamente a prescrição médica, e conferir na pulseirinha do paciente ou o leito correto do paciente para a realização dessa medicação. É importante a escrita do prescritor ser legível para não haver erros drásticos como vemos em muitos noticiários.
3º- DOSE CERTA: Cabe salientar aqui que conforme foi prescrito pelo médico, comparando com a bula do medicamento, podemos ter a certeza de que a dose que iremos preparar ao paciente está correta. Existem terapêuticas feito por médicos que diferenciam da bula do medicamento, por isso, a relação multidisciplinar se faz importante, para obter sucesso no tratamento e diminuir os riscos que o paciente está exposto.
4º- HORA CERTA: Essa regrinha é básica e bem funcional entre os membros da equipe de enfermagem e a equipe médica de muitos hospitais. A hora certa, significa o horário que devemos realizar a administração desse medicamento. Cabe ressaltar aqui, que o médico prescreve apenas o composto e a dosagem, porem quem vai prescrever os horários da administração dessas medicações é o enfermeiro. O nome que se dá a este tipo de procedimento se chama APRAZAMENTO. O enfermeiro, dotado de conhecimentos clínicos importantes adquiridos na GRADUAÇÃO, é apto a realizar o aprazamento das medicações prescritas pelos médicos. A sua equipe deve seguir as orientações médicas e de enfermagem.
5º- VIA CERTA: Muito importante é saber por qual via o fármaco deve ser administrado. Atualmente o enfermeiro realiza a administração de medicamentos aqui no Brasil nas seguintes vias: Oral, enteral, retal, Oftalmológica, Auricular, Genital, Intradérmica, Subcutânea, Intramuscular, Endovenosa e Intraóssea. Essas vias devem ser previamente prescrita pelo médico ou enfermeiro capacitado, e deve ser orientada para a equipe de enfermagem e supervisionada pelo enfermeiro responsável pelo paciente.
6º- REGISTRO CERTO: Após todos esses processos, o profissional que realizou a administração de medicamentos deve registrar tudo que aconteceu durante este processo: Data, hora, intercorrências, cuidados de enfermagem realizados, e a evolução final, que deverá ser feita pelo enfermeiro (existem hospitais onde o técnico de enfermagem realiza "evolução do técnico" que na verdade o nome correto seria "anotações de enfermagem").
Essa regrinha dos 06 certos devem ser feitos concomitantemente com a regrinha das 03 leituras da prescrição médica (antes, durante e após a administração do medicamento) para proporcionar uma segurança e uma melhor eficácia do tratamento de uma doença ou condição incapacitante de saúde. Existem cuidados específicos de enfermagem que o enfermeiro deve prescrever ao paciente, porém são cuidados que variam de paciente para paciente. Não posso falar deles porque não especifiquei o tema, apenas contextualizei de forma geral.
Esse conteúdo que foi falado acima, cai bastante em concursos públicos para enfermagem, seja a nível técnico quanto a nível de graduação. São regras fáceis de memorizar e que são eficazes para um bom tratamento clínico. O médico depende da equipe de enfermagem e a equipe de enfermagem depende do médico. É uma relação de interdependência e ao mesmo tempo uma Autonomia para ambas as profissões, uma vez que o enfermeiro prescreve os cuidados, o médico prescreve o medicamento e a equipe de enfermagem realiza todo o processo.
Deseja obter mais conteúdos de enfermagem para concursos? CLIQUE AQUI!!
Quer ebook de graça de como realizar TCC sem drama? CLIQUE AQUI!!
Deseja aprender Inglês básico de forma rápida e dinâmica para colocar no currículo? CLIQUE AQUI
Quer trabalhar em casa e obter uma renda consideravelmente grande? CLIQUE AQUI!
ENTÃO É ISSO PESSOAL, ATÉ A PRÓXIMA!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário