segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA

BOOOM DIA PESSOAAAAL!!!! 

Tudo bem com vocês??

Hoje, caros estudantes de saúde, vou abordar um assunto bem importante da área da saúde, em especial para a enfermagem, sobre os cuidados em cardiologia, que nada mais é que, a atenção de enfermagem ao paciente portador de uma patologia no sistema cardiovascular ou cardiorrespiratória. É importante lembrar aqui que nesse tipo de assistência, o enfermeiro e sua equipe de enfermagem devem ter muita atenção, pois a qualquer momento, esta bomba chamada de coração poderá parar!!


Bom, não posso abordar um assunto de patologia sem ao menos falar basicamente como funciona o coração, quais são as veias e artérias que se conectam diretamente ao coração e sobre o sistema elétrico. Cabe ressaltar que estarei abordando o assunto a nível técnico, não a nível de graduação, para que todos, de alguma forma, possam ter mais clareza sobre o assunto.

O coração é nossa "bomba" natural que nos mantem vivos. Ele começa a funcionar bem precocemente, já na barriga da mãe, o feto já tem seus batimentos cardíacos, a uma velocidade aproximada de 160 bpm (batimentos por minuto). Podemos dividir o coração em dois, um hemicoração direito e um hemicoração esquerdo para nós estudarmos, pois apesar de ambos os lados movimentarem nosso sangue, eles levam para lugares distintos. As veias cavas superior e inferior se desembocam no átrio direito do coração, ou seja, o sangue rico em CO2 passa por esta via e entra na primeira porção do coração. Após entrar no átrio direito, o coração movimenta este sangue para o ventrículo direito, e uma válvula intermediária das câmaras cardíacas evita com que o sangue retorne para o átrio. 

Seguindo, após isso, o ventrículo bombeia o sangue para a artéria pulmonar (isso mesmo, sangue rico em CO2 passa por uma artéria) e carrega esse sangue para os pulmões onde vai ocorrer a troca gasosa. Após a troca gasosa, o sangue já rico em oxigênio, passará por 4 veias pulmonares até desembocar no átrio esquerdo. Este átrio esquerdo vai empurrar o sangue para o ventrículo esquerdo este mesmo ventrículo irar bombear o sangue para a Artéria aorta, onde irá se ramificar e distribuir sangue rico em O2 para todo o organismo.

O sistema de condução elétrica do coração serve justamente para controlar o bombeamento de sangue. Basicamente é dividido em 4 ramos. Nodo sinusal (ponto de partida do estímulo elétrico), localizado no átrio direito. Este estimulo após seu início, passara pelo nodo atrioventricular (localizado na intercessão do átrio e ventrículo, onde o estimulo elétrico passará para o feixe de His e fibras de purkinje para ocorrer as contrações musculares das câmaras ventriculares)


Conforme vocês viram na imagem, é bem rápido este estímulo. Um órgão tão importante desse não pode ser deixado de lado pela ENFERMAGEM. A nossa profissão é bem evoluída e continua evoluindo na área de cardiologia. Hoje, existem muitos enfermeiros especialistas em cardiologia que promovem o cuidado ao paciente portador das patologias do coração.

Os cuidados simples de enfermagem que posso falar aqui ao nosso paciente portador das patologias, de modo geral são esses:

1º Explicar ao paciente sobre sua condição clínica (Muito importante o enfermeiro explicar ao paciente o que ele tem, para que os próximos cuidados seja de fácil compreensão).
2º Orientar ao paciente sobre seus medicamentos, determinando o horário para a administração deles (isso evita a interação medicamentosa, que pode ser prejudicial a saúde).
3º Orientar o paciente, quando possível, para realizar exercícios físicos aeróbicos (Promove a saúde e previne doenças cardiovasculares).
4º Proporcionar um ambiente calmo e tranquilo (Diminui o estresse do paciente e previne complicações).
5º Realizar exame físico e evolução de enfermagem (para ENFERMEIROS);
6º Se o paciente estiver internado, deixar o carrinho de parada próximo ao paciente grave.


São alguns cuidados básicos que nós devemos fazer ao paciente com doenças cardíacas. Existem muitos cuidados além destes que falei acima, porém não posso falar de todos, já que não estamos em um consultório de enfermagem, e sim num blog!! Então, concluindo, os cuidados cardiovasculares são essenciais para a saúde do enfermo, uma vez que haja a promoção da saúde, concomitantemente haverá também uma prevenção dessas doenças!!

Muito obrigado a todos!! BOA SEMANA PARA VOCÊS!!

Deseja manter a forma e prevenir doenças emagrecendo? Clique Aqui!
Deseja manter uma alimentação saudável sem esforço? Clique Aqui!
Deseja passar em concursos públicos na ENFERMAGEM? Clique Aqui!
Deseja fazer TCC sem drama e sem dificuldade? Clique Aqui!

Nenhum comentário:

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: COMO AGIR?

Boa noite Profissionais da saúde!!!! Tudo bem com vocês?? Hoje a noite vou esquentar o clima aqui do nosso blog e iremos falar sobre...