Hoje vamos falar sobre cateter central de inserção periférica, mais conhecido como PICC!
Afinal, o que seria este cateter?
O cateter central de inserção periférica consiste em um cateter venoso central longo, confeccionado em material macio e flexível inserido através de uma veia periférica (PHILIPS, 2001)
Este cateter, segundo a RESOLUÇÃO COFEN 258/2001 permite ao ENFERMEIRO a realização deste procedimento. Porém, será que TODO ENFERMEIRO pode realizar este procedimento de alta complexidade?
Bom, certamente devemos entender que o ENFERMEIRO é um profissional de nível superior, que estudou no mínimo 04 anos de graduação, alguns estudam até 05 anos ininterruptos, e que o conhecimento de anatomia, fisiologia, farmacologia, fundamentos de enfermagem, entre outros, contribuem para que este profissional da enfermagem, em específico, possa realizar este procedimento.
PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, este profissional que almeja realizar este ato, deverá ser submetido a um curso de capacitação, onde a durabilidade do curso varia de instituição para instituição de educação.
Bem, agora que explicamos o que é o cateter e quem deve realizar, vamos ao que interessa: PARA QUAL CASO É INDICADO A INSERÇÃO DESTE CATETER?
* Rede venosa insuficiente;
*Administração de drogas irritantes;
*Pacientes que necessitem de cuidados intensivos;
*Administração de nutrição parenteral;
*Administração de quimioterapia;
* Monitorização PVC com cateter POWER PICC;
Existem muito mais indicações para este procedimento. Dai surge na nossa mente da real importância deste profissional na equipe de saúde dentro de um hospital, até mesmo no serviço domiciliar.
Este cateter é inserido em uma veia periférica, e é migrada até o terço inferior da veia cava superior ou terço superior da veia cava inferior.
QUEM MAIS PODERÁ REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO ALÉM DO ENFERMEIRO HABILITADO?
A resposta para esta pergunta é bem fácil, o profissional médico, devidamente capacitado para realizar este procedimento, também poderá realiza-lo, juntamente com o auxilio e supervisão do enfermeiro, e vice-versa.
Então, resumindo: O PICC só deve ser realizado por profissional devidamente habilitado de nível superior, sendo auxiliada pela equipe multiprofissional de saúde.
Este conteúdo cai bastante em concursos públicos, principalmente para quem deseja trabalhar em CTI, UTI neonatal, etc. Estudos comprovam que de todo conteúdo dos livros de enfermagem cobrados em prova existe um núcleo de assuntos dentro de cada matéria que é cobrado em 80% das provas. Você pode ter este conteúdo focado na sua aprovação. Compilamos todos os assuntos cobrados em prova e preparamos o Curso de Enfermagem para Concursos.
Então é isso galera, boa tarde a todos e bom estudo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário